"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

segunda-feira, 1 de maio de 2017

3 maneiras de ajudar as crianças a comer alimentos saudáveis

  Chloe Mooradian | Abr 30, 2017
Sunny Studio/Shutterstock
Quando as crianças veem você comer alimentos saudáveis e apreciá-los, elas ficarão mais interessadas ​​em comer a mesma coisa

Eu sou a primeira a admitir que, quando eu era criança, não comia alimentos saudáveis – eu gostava apenas de cenouras e batatas (especialmente se as batatas fossem fritas). Eu tinha discussões regulares com meus pais sobre como minha pipoca amanteigada favorita era uma opção saudável da refeição. Tinha ‘milho’ no título, o que significava que era saudável, certo?

Se você está discutindo com uma pequena pessoa sobre feijão verde ou ervilhas, provavelmente você já não sabe mais o que dizer na hora do jantar. Mas pode haver uma maneira de acabar com a guerra sobre alimentos saudáveis ​​que está acontecendo em casas de família e em todos os lugares: os pesquisadores estão encontrando novas maneiras de esconder legumes e frutas em dietas infantis – com sucesso, e sem barulho.

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Um novo estudo que foi feito em um refeitório de uma escola começou a testar várias teorias sobre como ajudar as crianças a comer alimentos mais saudáveis. Depois de três experimentos separados, eles encontraram uma solução surpreendentemente simples, mas eficaz: ao servir primeiro cenouras e brócolis na lanchonete, eles observaram que aumentou o número de crianças que escolheram pegar os legumes como parte de seu almoço. “Para os legumes, sua mera apresentação em um contexto multialimentar pode ser pouco para motivar a ingestão porque as pessoas optam por consumir mais dos itens que mais gostam”, os cientistas supuseram antes de iniciar seus experimentos. O que aconteceria se os legumes fossem colocados como a primeira opção para saciar a fome antes das outras opções fornecidas para as crianças colocarem em seu prato?

Os pesquisadores escreveram: “Esta abordagem alavanca uma regra que as pessoas parecem seguir: comer um único alimento que está na sua frente. De certa forma, esse comportamento parece bastante intuitivo, mas de outras maneiras não há nada de intuitivo sobre como conseguir que uma criança coma um legume que eles acham pouco aceitável”. Então, talvez a resposta para fazer com que as crianças comam alimentos mais saudáveis pode ser uma simples questão de quando apresentamos o alimento saudável para eles.

Mas há mais de uma maneira de descascar uma batata: encontramos mais três dicas sobre como fazer alimentos saudáveis ​​parecerem mais atraentes para as crianças. 

Coloque os legumes primeiro no jantar
Muito parecido com os resultados do estudo, Traci Mann, professora de psicologia na Universidade de Minnesota e autora do livro Secrets from the Eating Lab concorda que quando servir legumes é fundamental. “Normalmente, os legumes vão perder a concorrência com todos os outros alimentos deliciosos no seu prato. Legumes não podem perder essa batalha, mas acontece”. Basta tirar a concorrência, servindo os legumes antes de qualquer outra coisa, ao invés de colocar tudo de uma vez. Outra maneira fácil de adicionar legumes a suas dietas: colocar legumes crus para as crianças como um aperitivo antes da hora da refeição.

Os únicos lanches em casa são os saudáveis
Não importa qual idade você tenha, quando você está com fome, você geralmente come o que quer que encontre ou pareça mais fácil no refrigerador. Isso poderia significar pegar um sorvete ao invés de uma laranja, uma vez que a fruta leva mais tempo para descascar e limpar. Ao substituir as opções fáceis pouco saudáveis por opções fáceis saudáveis, um garoto com fome (e adultos com fome!) irá optar pelo lanche que está lá, mesmo que seja tomate cereja. No início da semana, corte algumas frutas e legumes e coloque-os em recipientes pequenos na geladeira.

Não faça dois jantares
Pode ser tentador fazer dois jantares todas as noites – um para os adultos que sabem a importância de alimentos saudáveis, e outro para as crianças, que você sabe que irão se queixar dos legumes. Não faça isso. Faça para todos a mesma refeição. Afinal, a cozinha de sua casa não tem que ser um restaurante.

Sim, você pode ouvir algumas lamentações da idade no início, mas quando as crianças veem você comer alimentos saudáveis e apreciá-los, elas ficarão mais interessadas ​​em comer a mesma coisa que você. E nunca é cedo para começar a comer alimentos saudáveis – estudos mostram que as crianças que comem sete a nove porções de frutas e legumes por dia têm 25 por cento menos probabilidade de ter acúmulos de cálcio em suas artérias e corações, em comparação com as crianças que só comem três a quatro porções por dia. Além disso, um único jantar significa menos tempo de preparação de alimentos e compras de supermercado para você.

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Pe. Geovane Saraiva

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