"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

domingo, 2 de abril de 2017

Papa promove alterações para valorizar papel dos Santuários

Agência Ecclesia 01 de Abril de 2017, às 14:56        DR

DR
Francisco transfere competências para o Conselho Pontifício da Nova Evangelização


Cidade do Vaticano, 01 abr 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco promoveu uma alteração na organização da Santa Sé para aumentar a atenção que a Igreja Católica dedica aos santuários de todo o mundo.

A mudança, anunciada hoje, promove a transferência das competências sobre os santuários para o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

A Carta, em forma de ‘Motu Proprio’, com que o Papa anuncia esta decisão explica que os santuários, “apesar da crise de fé” no mundo contemporâneo, continuam a ser vistos como “espaços sagrados para onde ir em peregrinação”, procurando encontrar “um momento de pausa, de silêncio e de contemplação na vida tantas vezes frenética” dos dias de hoje.

A relação entre a Santa Sé e os vários santuários católicos era até agora supervisionada pela Congregação para o Clero.

O documento sublinha o “grande valor simbólico” dos santuários e da peregrinação, um ato de fé que mobilizou milhões de pessoas ao longo dos séculos, levando-os ao encontro dos lugares sagrados onde Jesus viveu, aos túmulos dos Apóstolos e aos que se relacionam com a Virem Maria.

O Papa Francisco assinala a importância de dar atenção à “fé simples e humilde” dos fiéis, que nas peregrinações e nos santuários encontram formas de manifestar a sua devoção.

O novo documento sublinha depois o acolhimento que é devido aos “doentes, pobres, marginalizados e pessoas necessitadas”.

O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização assume agora as competências relacionadas com a criação de novos santuários e a aprovação dos seus estatutos, procurando ainda criar instrumentos para favorecer a evangelização e a religiosidade popular.

OC
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com