domingo, 16 de abril de 2017

Papa preside à Missa de Páscoa (direto)


Agência Ecclesia 16 de Abril de 2017, às 08:57       

Cristãos do Ocidente e do Oriente celebram ressurreição de Jesus na mesma data, este ano

Cidade do Vaticano, 16 abr 2017 (Ecclesia) - O Papa Francisco preside hoje na Praça de São Pedro à Missa do Domingo de Páscoa, no Vaticano, antecedendo a tradicional mensagem e bênção ‘urbi et orbi’.

A celebração inicia-se, como é tradição desde 2000, com o rito do ‘resurrexit’ (ressuscitou), que prevê a abertura dos painéis laterais do ícone do Santíssimo Salvador, ao canto do “Aleluia”.

Este rito, perdido durante vários séculos, era realizado antigamente na Basílica de São João de Latrão, em Roma, da qual o Papa partia em procissão para a Basílica de Santa Maria Maior, onde celebrava a Missa.

A Praça de São Pedro está adornada com 35 mil flores e plantas procedentes, pelo 30.º ano consecutivo, da Holanda.

A Missa não tem concelebrantes e depois da proclamação do Evangelho – em latim e grego - não existe a habitual homilia, dado que o Papa vai depois dirigir a sua mensagem de Páscoa, antes da bênção ‘Urbi et Orbi’ [à cidade (de Roma) e ao mundo].

Após o Evangelho é proclamado o canto pascal dos ‘Stichi e Stichirà’ da liturgia bizantina para recordar que este ano os cristãos do Ocidente e do Oriente celebram a Páscoa no mesmo dia.

Para assinalar a data, Francisco deixou uma mensagem na sua conta da rede social do Twitter, em nove línguas, a respeito da Páscoa.

"Esta é a festa de nossa esperança, a celebração da certeza de que nada e ninguém poderão jamais nos separar do amor de Deus", escreveu.

Após a Missa, o Papa deve cumprimentar pessoalmente os vários cardeais presentes e saudar a multidão, a bordo do papamóvel descoberto, na Praça de São Pedro.

Francisco desloca-se depois para a varanda central da Basílica de São Pedro, para a bênção à cidade de Roma e ao mundo, a mensagem e as saudações pascais.

A Páscoa assinala a ressurreição de Jesus e é a festa mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica.

OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário