"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

domingo, 30 de abril de 2017

Papa agradece à Ação Católica pela sua «paixão» e pede compromisso político aos leigos


Agência Ecclesia 30 de Abril de 2017, às 10:44       

Francisco recorda ligação familiar a instituição que celebra 150 anos na Itália

Cidade do Vaticano, 30 abr 2017 (Ecclesia) – O Papa celebrou hoje no Vaticano os 150 anos da Ação Católica na Itália, com milhares de pessoas, uma festa em que agradeceu aos membros desta instituição pela sua “paixão” e pediu compromisso político aos leigos.

“Ninguém pode sentir-se dispensado da preocupação com os pobres e a justiça social”, defendeu, no final de uma celebração de várias horas na Praça de São Pedro, iniciada ao início da manhã.

Francisco declarou que os membros da Ação Católica devem sentir a “responsabilidade” de participar na vida social, com um “compromisso político”, solidário e cultural.

“Mas, por favor na grande política, na política com maiúscula”, pediu.

O Papa realçou que a Ação Católica se tornou, em vários países e ao longo das últimas décadas, “um caminho de fé para muitas gerações, vocação à santidade para muitíssimas pessoas, crianças, jovens e adultos”.

Num tom mais pessoal, o pontífice, filho de imigrantes italianos na Argentina, recordou que os seus pais e a sua avó eram membros da Ação Católica, originando uma salva de palmas da assembleia.

Francisco elogiou a “bonita e importante” história desta associação, com homens e mulheres “de todas as condições”, e pediu que a Ação Católica esteja “sempre” inserida na vida das dioceses e das paróquias, sem olhar para trás ou ficando “no sofá”, em vez de seguir em frente.

“Convido-vos a levar por diante a vossa experiência apostólica radicados na paróquia, que não é uma estrutura caduca, perceberam bem?”, disse aos presentes.

O encontro começou com momentos de oração, música e testemunhas, antes da chegada de Francisco, no papamóvel.

Após uma viagem de dois dias ao Egito, concluída na tarde de sábado, o Papa esteve mais de uma hora na Praça de São Pedro.

OC
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com