domingo, 30 de abril de 2017

O que significa a palavra Aleluia?

  Philip Kosloski | Abr 28, 2017
Alwyn Ladell | CC
E por que a expressão é tão usada no tempo da Páscoa?

Durante os 40 dias da Quaresma, a palavra “Aleluia” desaparece da liturgia. Não é dita nenhuma vez. Depois, durante a Vigia Pascal, o padre entoa o grande Aleluia e a Igreja o repete outras vezes. Mas por quê?

O que significa Aleluia e por que o seu sentido está estritamente relacionada ao tempo da Páscoa?


“Aleluia”, do latim halleluia tem raízes hebraicas e significa “louvai a Deus”. É mais comumente encontrada como uma espécie de antífona, que se repete ao fim dos Salmos. Também está no livro de Tobias, onde aparece como um hino de louvor para ser entoado na nova Jerusalém:

“Suas praças serão pavimentadas de mosaicos e rubis, e em suas ruas cantarão: Aleluia!”(Tobias 13, 22).

Não é surpresa que também apareça no livro do Apocalipse:

“Depois disso, ouvi no céu como que um imenso coro que cantava: Aleluia! A nosso Deus a salvação, a glória e o poder, porque os seus juízos são verdadeiros e justos. Ele executou a grande Prostituta que corrompia a terra com a sua prostituição, e pediu-lhe contas do sangue dos seus servos. Depois recomeçaram: Aleluia! Sua fumaça sobe pelos séculos dos séculos. Então os vinte e quatro Anciãos e os quatro Animais prostraram-se e adoraram a Deus que se assenta no trono, dizendo: Amém! Aleluia! Do trono saiu uma voz que dizia: Cantai ao nosso Deus, vós todos, seus servos que o temeis, pequenos e grandes. Nisto ouvi como que um imenso coro, sonoro como o ruído de grandes águas e como o ribombar de possantes trovões, que cantava: Aleluia! Eis que reina o Senhor, nosso Deus, o Dominador! Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe glória, porque se aproximam as núpcias do Cordeiro. Sua Esposa está preparada” (Apocalipse 19, 1-7).

São Jerônimo foi o responsável pela tradução da expressão hebraica da palavra “Aleluia” na Vulgata Latina, que foi usado na liturgia romana. É e sempre foi uma expressão de louvor, glorificando a Deus pela sua bondade. Por esta razão Aleluia está intimamente associado com uma época de alegria, em contraste com a atitude penitencial sombrio da Quaresma.

A Páscoa é um período de grande alegria e exultação, e cantando Aleluia é o caminho da Igreja para destacar esta realidade, continuamente dando louvor e honra a Deus.

Então, se você precisar de uma curta oração que louve a Deus, simplesmente diga: “Aleluia!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário