terça-feira, 11 de abril de 2017

«Lavandaria Papa Francisco» abre em Roma para pessoas pobres e sem-abrigo


Agência Ecclesia 11 de Abril de 2017, às 10:29        DR

DR
Projeto continua iniciativas lançadas durante o Ano da Misericórdia


Cidade do Vaticano, 11 abr 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco promoveu a abertura de uma lavandaria gratuita para as pessoas pobres ou sem-abrigo em Roma.

Em declarações à Rádio Vaticano, o arcebispo Konrad Krajewski, responsável pela Esmolaria Pontifícia, realçou que a partir de agora as pessoas mais necessitadas da capital italiana passam a ter um local onde “podem lavar, secar e passar a ferro as suas roupas e mantas”.

A ‘lavandaria do Papa’, como foi chamada, fica situada dentro do Centro ‘Gente de Paz’, da Comunidade de Santo Egídio, no antigo complexo hospitalar de São Gallicano, na estrada com o mesmo nome, n.º 25.

À disposição passam a estar “seis máquinas de lavar roupa, seis máquinas de secar e diversos ferros de passar, doados por empresas do setor que também fornecem os detergentes e amaciadores necessários.

De acordo com a Santa Sé, este projeto pretende ajudar a “restaurar a dignidade de muitas pessoas, irmãos e irmãs”, que vivem em condições precárias e mesmo sem teto ou morada fixa.

Desta forma, o Vaticano e o Papa dão seguimento a um conjunto de iniciativas que começaram a ganhar forma durante o Ano da Misericórdia, entre 2014 e 2015, em que através da carta apostólica ‘Misericordia et misera’, desafiou à oferta de “uma experiência concreta de graça”.

O Papa já tinha inaugurado nos últimos anos um balneário e uma barbearia, perto da Basílica de São Pedro, no Vaticano; e também um dormitório para os mais necessitados.

JCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário