sexta-feira, 7 de abril de 2017

Selo da fé e da esperança

Padre Geovane Saraiva*
Na oração pelo planeta Terra, no final da Encíclica Laudato Si’, vemos o Santo Padre totalmente envolvido com o cuidado da casa comum na busca de bons resultados, no sonho do mundo restaurado: “Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita. Obrigado, porque estais conosco todos os dias. Sustentai-nos, por favor, na nossa luta por justiça, amor e paz”.

 Convencidos da força do Espírito Santo de Deus a mover a história da humanidade, é que vemos o Servo de Deus, Dom Helder Câmara, apaixonado por Deus e por suas criaturas.  Como soube perceber e com enorme clareza, o caráter universal da salvação, no conjunto de toda a criação, indo ao encontro da humanidade, na busca da renovação ou do rejuvenescimento, ao "aggiornamento" do Papa João XXII, a partir da pessoa do Filho de Deus, fazendo compreender o quanto ela - a criação - é sagrada. Deixou-nos o legado que, de acordo com o projeto de Deus, a humanidade e, sobretudo, os empobrecidos jamais podem renunciar seu inalienável direito, o de viver na dignidade de filhos de Deus, alimentando-se da utopia e do sonho da esperança.

Ensinou-nos também que Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho encarnado do Pai, não é um mito ou uma fábula, e sim Senhor da vida e da história a iluminar os passos da humanidade. Em Dom Helder, nosso Servo de Deus, as pessoas encontram razões e motivações para viver. Somos convidados a render graças ao bom Deus pela vida do Pastor dos Empobrecidos, o dom maior que a Igreja do Brasil já produziu e, ao mesmo tempo, acolhê-lo como um tesouro ou pérola preciosa, pela sua entrega e obediência em viver de acordo com a proposta de Jesus Cristo: a do reino de Deus.

Como é enriquecedor olhar para a convicção vocacional de Dom Helder, para o brilho de sua sabedoria, com raríssimas qualidades: inteligência, criatividade, perspicácia, espírito de liderança e, ao mesmo tempo, um incontestável amor por todas as pessoas do planeta, marcadas pela dor e sofrimento de toda natureza. Conscientes do mistério da infinita misericórdia divina, busquemos o desejo insaciável de sempre mais viver de acordo com o Livro Sagrado, especialmente no Novo Testamento, a partir da pessoa de Jesus de Nazaré, quando o carregamos conosco no mais íntimo do íntimo.

Como é maravilhoso pensar na bondade infinita de Deus, dentro do contexto da confiança, da proteção e da bênção divina, indicativo do caminho celestial, quando do encontro da criatura humana com o Criador e Pai! Guardemos o exemplo do Papa Francisco, de Dom Helder Câmara e de tantas outras pessoas marcadas selo da fé e da esperança, confiantes nas palavras de Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida". E, na certeza de que após nosso bom combate aqui na terra, descansaremos no mistério da misericórdia. Assim seja!

*Pároco de Santo Afonso, Jornalista, Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal, integra a  Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - geovanesaraiva@gmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário