segunda-feira, 24 de abril de 2017

Igreja e Convento de São Francisco de Assis: joias do barroco brasileiro

Aleteia Brasil | Abr 24, 2017

Conjunto religioso em Salvador, Bahia, atrai turistas e fiéis por sua imponência e riqueza de detalhes

Com três entradas e sinos dos dois lados, a Igreja de São Francisco, no centro histórico de Salvador, BA, é um convite a uma viagem no tempo. Uma jornada cheia de detalhes e muita fé.
O templo religioso foi construído entre os séculos XVII e XVII e também abriga um convento. Simples na fachada e luxuosa no interior, a igreja conta com uma capela-mor, dedicada a São Francisco de Assis, e mais outras capelas secundárias.

Quase tudo dentro da igreja é revestido por obras de arte folheadas a outro. As paredes, as colunas, as capelas e até o teto possuem florões, frisos e arcos com várias figuras de anjos e pássaros trabalhados no dourado. A estimativa é de que tenha sido utilizada uma tonelada de ouro na ornamentação. Toda a obra, que levou cerca de 15 anos para ser concluída, foi conduzida pela ordem franciscana e custeada pela coroa portuguesa e por doações de fiéis.


Em meio à decoração, há imagens de anjos, sereias e outras criaturas mitológicas. A vida simples de São Francisco de Assis contrasta com tanto luxo e foi retratada em azulejos nas cores azul e branco. Nas capelas menores, Santo Antônio, São Benedito e São Pedro de Alcântara ganham destaque.
Convento
No convento, ainda em uso, mais obras de arte. No pátio e no claustro, há 37 painéis de azulejo português retratando cenas bíblicas e citações em latim do poeta romano Horácio.

O conjunto arquitetônico, considerado uma das principais manifestações do barroco no Brasil, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN e eleito uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo. Todo o centro histórico de Salvador, onde fica o complexo religioso, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Visitas
As visitas podem ser feitas às segundas-feiras , das 9h às 17h30, às terças-feiras, das 9h às 16h, de quarta a sábado, das 9h às 17h30 e aos domingos das 10h às 15h. As visitas são pagas, por isso você deve consultar o valor da entrada com antecedência. Atenção às instruções internas, já que não é permitido tirar fotos com flash.
Localização
Largo do Cruzeiro de São Francisco (Pelourinho), Centro, Salvador, Bahia. Telefone: +55 71 3322-6430

Nenhum comentário:

Postar um comentário