"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

sábado, 15 de abril de 2017

FOTOS: Pintor promove a arte sacra e surpreende o Papa Francisco

Raúl Berzosa e suas pinturas para a Semana Santa 2017/ Crédito: Raúl Berzosa

MÁLAGA, 14 Abr. 17 / 05:00 pm (ACI).- Raúl Berzosa é um artista sacro espanhol de 37 anos, cujo trabalho fascinou milhares de pessoas incluindo a Santa Sé, especialmente o Papa Francisco, a quem dedicou uma pintura pelos seus 80 anos em 2016.

Atualmente, o licenciado em História da Arte pela Universidade de Málaga acaba de pintar o cartaz oficial da Semana Santa de Málaga 2017, tem inúmeros prêmios e obras nas igrejas da Espanha e é considerado o melhor pintor espanhol de arte sacra.

Em entrevista concedida ao Grupo ACI, Berzosa contou que sempre gostou de desenhar, que se destacou mais aos 12 anos, quando o seu pai o matriculou em uma oficina de pintura ao perceber as suas habilidades, as quais, assegurou, surgiram dentro dele, como uma “necessidade”.

“Quando se dedica à arte sacra e observa como alguém permanece diante da obra que fez e começa a rezar, compreende a importância da função dessa pintura; portanto, não é um elemento decorativo, mas funcional, fazer com que a obra transmita algo ao espectador”, assegurou o artista.

Berzosa disse que o seu começo no mundo sacro ocorreu através das associações e fraternidades e que “no início sempre há dificuldades”.

“É surpreendente que atualmente um pintor se dedique à arte sacra. Acho que se deve valorizar novamente a pintura religiosa, como disse o então Papa Bento XVI: ‘A beleza é um caminho para Deus’”.

Sobre o panorama da arte sacra atualmente, Berzosa explicou que “graças às redes sociais” conseguiu ver obras de outros continentes, o que lhe da “grande alegria”.

“Acho que o futuro é promissor, não só na pintura, mas também na escultura, na arquitetura ou na música, porque todas estas artes sempre estiveram a serviço da Igreja. Graças a Deus há autênticos virtuosos com muita fé; inclusive pude expor junto com alguns deles”, assegurou.

Em novembro de 2016, a Santa Sé pediu a Berzosa uma pintura para o selo postal comemorativo por ocasião dos 80 anos do Papa Francisco. No mês seguinte, conseguiu apresentar a sua obra ao Santo Padre no Vaticano e recebeu a sua aprovação.

Um ano antes, em outubro, o artista foi recebido pelo Papa Emérito Bento XVI ante a gruta de Nossa Senhora de Lourdes nos Jardins vaticanos e entregou-lhe uma obra sua que representa um momento chave na vida do Pontífice: sua renúncia ao ministério petrino.

Berzosa disse que atualmente está focado em um projeto de “importância” para os jesuítas em Tampa (Flórida, Estados Unidos), Guatemala, Roma e várias cidades da Espanha.

Sobre o futuro, indicou que confia que Deus preparará para ele “tanto pintando novamente para a Santa Sé, quanto em um país estrangeiro ou em uma igreja do bairro”.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com