sábado, 1 de abril de 2017

Desenvolvimento: Vaticano promove conferência internacional nos 50 anos da encíclica «Populorum Progressio»

Agência Ecclesia 31 de Março de 2017, às 14:18      
Cidade do Vaticano, 31 mar 2017 (Ecclesia) - O Vaticano vai promover nos dias 3 e 4 de abril uma conferência internacional nos 50 anos da encíclica ‘Populorum Progressio’, do Papa Paulo VI, anunciou hoje a Santa Sé.

A iniciativa é organizada pelo novo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Integral, com o título ‘Perspetivas para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral: 50 anos da Populorum Progressio’.

O comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé assinala que o objetivo da iniciativa é “aprofundar as perspetivas teológicas, antropológicas e pastorais” da encíclica do Papa Paulo VI.

O Congresso, que inclui uma audiência concedida pelo Papa Francisco, vai ser emitido em streaming no endereço www.corunum.va.

A encíclica ‘Populorum Progressio’, na qual o Papa Paulo VI apresentou o desenvolvimento como “o novo nome da paz”, completou 50 anos no último dia 26 de março.

O documento pontifício propunha a criação de “um grande Fundo mundial”, sustentado por uma parte da verba das despesas militares, para ir em auxílio dos “mais deserdados”.

Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) realça a noção de “desenvolvimento humano integral” apresentada por Paulo VI, que inspirou o Papa Francisco a criar um novo organismo da Santa Sé, precisamente com esse nome.

“[A Populorum Porgressio] explicita como o desenvolvimento de todos os homens e do homem todo. Trata-se de ir de encontro à aspiração de realizar, conhecer e possuir mais, para ser mais. O desenvolvimento, pessoal e comunitário, é um dever que corresponde aos desígnios de Deus”, precisa o presidente da CNJP, em texto publicado no Semanário ECCLESIA.

OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário