terça-feira, 11 de abril de 2017

Cardeal Sérgio da Rocha tomará posse de sua igreja titular em Roma

Como é tradição na Igreja católica, cada cardeal recebe o título de uma igreja em Roma em sinal de proximidade ao Papa
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Resultado de imagem para cardeal sergio da rocha saraiva
Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) / Foto: Arquivo

O cardeal brasileiro Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF), tomará posse, no próximo dia 23 de abril, de sua igreja titular em Roma, a basílica de Santa Cruz, em Via Flaminia. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 11, pelo escritório das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, órgão vaticano.

Basílica da Santa Cruz na Via Flamínia Fachada da igreja
Por tradição, cada cardeal da Igreja católica recebe o título de uma igreja em Roma em sinal de proximidade e colaboração ao Papa em seu ministério petrino. A posse acontece em uma Missa presidida pelo próprio cardeal, no caso Dom Sérgio, e a igreja em questão passa a ter, em sua entrada, o brasão de seu titular. Toda vez que vai ao Vaticano, o cardeal costuma presidir uma celebração no local.

Dom Sérgio da Rocha foi criado cardeal pelo Papa Francisco em 19 de novembro de 2016. Ele é arcebispo de Brasília (DF) desde 2011 e, atualmente, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Seu lema episcopal é “Omnia in Caritate” (1Cor 16,14) – “Tudo na caridade”.

O cardeal é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, e obteve o Doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário