segunda-feira, 10 de abril de 2017

Califórnia declara fim oficial de seca após cinco anos

domtotal.com
Mas foram mantidos os requisitos de relatórios de água, assim como proibições de práticas como irrigar durante ou após chuvas e limpar calçadas com mangueiras.
"Esta emergência de seca terminou, mas a próxima seca poderia estar próxima", 
disse o governador Jerry Brown. (AFP/Arquivos)

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou na sexta-feira o fim oficial da seca no estado americano, que durou mais de cinco anos.

Apesar de ter suspendido a emergência de secas em quase todos os condados, o governador manteve os requisitos de relatórios de água, assim como proibições de práticas como irrigar durante ou após chuvas e limpar calçadas com mangueiras.

"Esta emergência de seca terminou, mas a próxima seca poderia estar próxima", disse Brown em um comunicado. "A conservação deve permanecer como um modo de vida".

Nos condados de Fresno, Kings, Tulare e Tuolumne, os programas de água potável de emergência serão mantidos.

Nos últimos anos, milhares de pessoas nessas áreas - particularmente em comunidades pobres ou latinas - viram seus poços secarem e ficaram sem água corrente. Passaram a depender totalmente de entregas de água engarrafada ou em tanques para consumo e uso doméstico.

As fortes chuvas de inverno não conseguiram repor completamente os recursos.

"A seca reduziu a produção agrícola em algumas regiões, matou cerca de 100 milhões de árvores, prejudicou a vida selvagem e interrompeu o abastecimento de água potável para muitas comunidades rurais", disse a declaração de Brown.

"As consequências de milhões de árvores mortas e das bacias de água subterrânea reduzidas continuarão desafiando áreas do estado por anos", acrescentou.


AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário