sexta-feira, 7 de abril de 2017

Bispo francês renuncia por 'atos impróprios' com menores

 domtotal.com
Família do departamento de Landes, na França, enviou relatório à Congregação para a Doutrina da Fé, que cuida dos 'caso graves'.
A renúncia de Dom Gaschignard (57) foi aceita pelo Papa Francisco
A renúncia de Dom Gaschignard (57) foi aceita pelo Papa Francisco (AFP/Arquivos)

O bispo de Dax, sudoeste da França, renunciou devido a "atitudes pastorais impróprias" em relação a menores, uma renúncia aceita nesta quinta-feira pelo Papa Francisco, anunciou a hierarquia católica francesa.

Dom Hervé Gaschignard, de 57 anos, apresentou sua renúncia seguindo o conselho do núncio apostólico, o arcebispo italiano Luigi Ventura, representante do Vaticano para a Igreja católica francesa, assinala um comunicado da Conferência Episcopal da França.

Em comunicados distintos, o bispo de Dax e o cardeal arcebispo de Burdeos, Jean-Pierre Ricard, informaram sobre "problemas" do bispo "em sua relação pastoral com os jovens".

"Há várias semanas, na diocese de Dax, persistiam rumores sobre atitudes pastorais inapropriadas do bispo. Foram comunicadas ao cardeal Jean-Perre Ricard, arcebispo metropolitano de Burdeos, e ao núncio apostólico", relatou a conferência episcopal francesa.

Solicitado pela AFP, o assessor de comunicação da diocese de Dax, Paul Perromat, limitou-se a dizer que a renúncia foi ocasionada pelas "palavras e comportamentos inapropriados", mas "de nenhuma maneira se tratam de agressões ou atos sexuais".


AFP/ Dom Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário