"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

segunda-feira, 13 de março de 2017

Vaticano: Peritos em proteção a menores debatem sobre prevenção de abusos

Por Miguel Pérez Pichel
Basílica de São Pedro do Vaticano. Flickr de Dennis Jarvis (CC-BY-SA-2.0)

VATICANO, 11 Mar. 17 / 01:00 pm (ACI).- Peritos de diferentes disciplinas e lugares debaterão em Roma sobre a proteção e a prevenção de abuso a menores, especialmente na América Latina.

Este debate será realizado no dia 23 de março, em um seminário organizado pela Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, com a colaboração do Centro para a Proteção das Crianças da Pontifícia Universidade Gregoriana.

O seminário será realizado na Aula Magna da Universidade e será presidido pelo Cardeal Sean O’Malley, presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores.

Participarão do debate palestrantes da Argentina, da Colômbia e do México, que se sentarão com peritos da Austrália e da Itália, para compartilhar as suas experiências e promover uma cultura de proteção em colégios, instituições e comunidades católicas.

Nas mesas de debate, também estarão presentes peritos da Pontifícia Universidade Gregoriana, da Pontifícia Universidade Salesiana e da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium.

A Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores assinalou a educação como um ponto central do seu trabalho. Em qualquer lugar da Igreja (paróquias, dioceses, colégios, casas, comunidades, seminários, congregações religiosas e na Santa Sé), as pessoas precisam compreender os riscos das crianças e dos adultos vulneráveis, reconhecer os sinais de alerta que indicam que está havendo um abuso, como educar crianças e adultos vulneráveis para se protegerem a si mesmos e ajudar quando precisarem de ajuda; e como criar ambientes seguros na igreja e nas comunidades para prevenir abusos.

Com este fórum de debate, a Pontifícia Comissão pretende dar um novo impulso ao seu compromisso de promover e apoiar a educação entre os líderes da Igreja e de todas as áreas de trabalho da Igreja com crianças e adultos vulneráveis.

As conclusões que serão feitas estabelecerão as bases para os planos futuros da Comissão para os programas de pesquisa e de educação.

Em um comunicado de imprensa divulgado pela Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, Kathleen McCormack, Presidente do Grupo de Trabalho sobre Educação nas Escolas e nas Famílias, afirmou que “na Igreja temos voluntários, funcionários, educadores e clérigos e é claro que precisamos chegar às famílias e às próprias crianças. Queremos que as pessoas entendam como criar ambientes seguros e como prevenir abusos sexuais”.

A Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores foi criada em março de 2014, por iniciativa do Papa Francisco.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com