sábado, 18 de março de 2017

Tradicional procissão de São José com destino à Catedral não acontecerá

A segunda quinzena do mês de março é marcada por celebrações e homenagens a um dos santos mais tradicionais da Igreja Católica, São José. Além de feriado estadual, o dia 19 significa momento de orações e agradecimento por parte dos devotos.

Neste ano, porém, o dia do padroeiro do Ceará e de cidades da Região Metropolitana de Fortaleza coincidiu com o terceiro domingo da quaresma, quando a penitência é prioridade no lugar das festividades. Apesar disso, a programação de missas na Catedral e nas paróquias da cidade que levam o nome do santo será mantida.

Segundo o pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, padre Clairton Alexandrino, "os domingos da quaresma, do advento e da Páscoa têm maior importância sobre qualquer festa de santo", o que justifica o fato de, depois de muitos anos, a tradicional procissão do Dia de São José não acontecer no fim da tarde de hoje. No lugar dela, às 17h, Pe. Clairton celebrará um momento de confissão comunitária na Catedral, quando os fiéis são levados à reflexão sobre atos de fé.

Caminhada Penitencial

Outra grande caminhada, entretanto, mobilizará os católicos como parte das atividades da quaresma. A Caminhada Penitencial, procissão que parte da Igreja da Saúde, no Mucuripe, às 7h, com destino à Catedral, no Centro, acontece sempre no terceiro domingo da quaresma e simboliza o reconhecimento e a remissão dos pecados, uma forma de preparação para a chegada da Páscoa. Como símbolo do sacrifício, uma grande cruz será levada nos ombros pelos fiéis.

Os devotos do esposo da Virgem Maria, mistificado como provedor das chuvas no sertão cearense, poderão celebrar homenagens ao santo amanhã (20), dia para o qual foi transferida a comemoração, segundo a Arquidiocese de Fortaleza, e em que serão realizadas procissões em diversas paróquias da Capital. A orientação de adiar a festividade veio por meio de carta do Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio, a sacerdotes e religiosos. 

Na segunda (20), uma missa será celebrada ao meio dia na Paróquia de São José - a Catedral Metropolitana - para relembrar a importância do santo. "São José nos convida à proximidade com a palavra de Deus. Foi um homem obediente, que não considerou seus interesses e projetos pessoais, mas sim fazer a vontade de Deus. É uma lição para um mundo que teima em seguir suas próprias vontades e opiniões", descreve Pe. Alexandrino.

É justamente por admirar a obediência e toda a história de coragem da vida do santo, pai adotivo de Jesus Cristo, que a aposentada Francisca Soares, 60, tornou-se devota. "Naquela época, um homem não podia casar com mulher grávida, e ele fez isso. Foi bom esposo, bom pai e faz muitos milagres. Meus pais, por exemplo, sempre pediam chuva e eram atendidos", relembra a católica, que costuma aderir à procissão em nome de José.

Considerado "Padroeiro Universal", São José também apadrinha os municípios de Aquiraz e Maracanaú, na Região Metropolitana, e nomeia paróquias nos bairros Edson Queiroz, Lagoa Redonda, Maracanaú, Papicu, Vila Pery e Passaré, que dedicam programação especial de homenagens ao santo.

Programação

Missas na Catedral

Dia 19/03
9h – Missa dos Enfermos presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, no final da Caminhada Penitencial.
10h – Missa dos Josés presidida pelo Pe. Clairton, Pároco da Catedral.
12h – Missa das Crianças e dos Adolescentes presidida por Dom Rosalvo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza.
16h – Missa das Famílias presidida por Dom Aldo Pagotto, Bispo Emérito de João Pessoa – PB.
17h – Confissão Comunitária
18h30 – Missa Comunitária
20h – Missa Comunitária presidida pelo Pe. Francisco Bezerra, Vigário Episcopal da Região São José.

Paróquias de São José em Fortaleza e na RMF

São José no Itapery

Dia 19 de março - Domingo
19h - Terço de São José.
19h30 - Missa.

Dia 20 de março - Segunda-Feira
8h - Missa.
15h - Concentração para procissão.
18h - Procissão seguindo da celebração de encerramento dos festejos.

Comunidade São José – Barra do Ceará

Dia 19 de março - Domingo
8h - Torneio de Futebol (Copinha).
12h - Almoço Comunitário.
16h - Terço.
17h - Missa.

Dia 20 de março - Segunda-Feira
18h - Terço.
18h30 - Procissão e Missa de Encerramento.

Paróquia São José - Passaré

Dia 20 de março 
17h - Procissão e missa.

Paróquia São José – Papicu

Dia 19 de março
17h - Procissão seguida de Missa Campal.

Paróquia São José de Ribamar – Aquiraz

Dia 19 de março - Domingo
9h e 19h - Missas. 
18h30 - Novena

Paróquia São José – Vila Pery 

Dia 19 de março - Domingo
16h - Procissão de São José e encerramento dos festejos com Missa Campal.

Paróquia São José - Praia do Futuro

Dia 20 de março
18h - Procissão seguida de Santa Missa

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário