segunda-feira, 20 de março de 2017

Santuário de Schoenstatt de Atibaia: Silêncio educador de Maria!

 A12 / Aleteia Brasil | Mar 20, 2017

Reprodução / Facebook Santuário de Schoenstatt Atibaia

Um recanto ecológico, onde a Mãe Rainha acolhe seus filhos

A primeira guerra mundial varria a Europa com a violência das armas. Nação contra nação, sofrimento, desolação, fome… a tragédia humana, porém, não sufocou o sonho da paz, e naquele 18 de outubro de 1918, nascia na cidade alemã de Vallendar, com Padre José Kentenich, uma Aliança de Amor para com Jesus e Maria, a grande educadora da paz! Aquele bairro, Schoenstatt, daria nome a umas das mais belas devoções marianas – Nossa Senhora, três vezes admirável, de Schoenstatt.
O compromisso dos primeiros servos da Aliança de Amor logo conquistou corações. E já em 1933 nascia a família Schoenstatt, que viria dois anos depois aportar no Brasil, e trazer para as terras de Santa Cruz a devoção nascida na Alemanha. A identificação espiritual era a chamada Aliança de Amor, geradora de capitais de graças, frutificados em dons de amor e conversão sobre todos os devotos da Mãe Admirável. A pertença ao projeto de educação para o amor de Deus era sinalizado pelo Santuário da Mãe de Schoenstatt, uma pequena capela, cuja arquitetura original, dos inícios da obra, é hoje repetida em todos os locais onde se instala a devoção a Mãe Admirável. Os santuários são chamados de “escolas de Maria”, e neles a graça de Deus atua de modo impressionante!
–– ADVERTISEMENT ––

Um desses santuários está em Atibaia, interior de São Paulo, perto do cruzamento de duas grandes rodovias: Fernão Dias (BR 381) com Dom Pedro (SP 65). Ali, num recanto ecológico e sereno, a Mãe Admirável acolhe seus filhos e filhas para momentos de paz, oração, silêncio e graças! Tudo sob a batuta das Irmãs de Maria de Schoenstatt, uma das muitas instituições que hoje formam a grande família consagrada à Mãe Admirável.
Idêntico na forma com o original alemão, o Santuário de Atibaia comporta, quando muito, 25 pessoas em seu interior. Mas ao redor dessa capelinha reúnem-se, sobretudo aos fins de semana, milhares de devotos de Maria, que chegam de romaria para passar o dia em oração. Em alguns momentos do ano, como em setembro e outubro, cerca de 10 mil pessoas visitam este local. O Santuário de Atibaia é um Tabor Permanente, um recanto onde se pode sentir e tocar o amor de Jesus Transfigurado, onde o peregrino pode descansar no colo da Mãe de Jesus, onde a força do Espírito Santo de Deus amolece até mesmo os corações mais endurecidos. Na contemplação da espiritualidade de Shoensttat, todo Santuário é um manancial de amor, já que ali, acumula-se, pelo amor dos fiéis, um grande “capital de graças”. Aos que buscam uma graça existe sempre a bênção de Maria, e os que oferecem seus dons e carismas, Maria os recolhe e os dispõe para o bem de todos.
Outro detalhe deve ser destacado na devoção a querida Mãe Admirável: ainda que os devotos busquem nos santuários o descanso espiritual, o Movimento de Schoenstatt, há anos, cultiva a peregrinação das capelinhas da Mãe Rainha pelas casas dos devotos. Seguindo dinâmica mensal de visitas, milhares de famílias recebem, em casa, essas pequenas capelas de madeira, e em família, fazem sua oração. Essa atitude missionária é um dos distintivos da grande força evangelizadora da Mãe Peregrina de Schoenstatt.
O Santuário da Mãe Rainha em Atibaia está aberto todos os dias da semana, das 7h-19h. Os visitantes contam com missa diária nos dias de semana e nos fins de semana há sempre mais horários de oração, especialmente a missa das 14h30, todo domingo. Um lindo bosque, com restaurante e lanchonete, loja de lembrancinhas, sanitários e estacionamento, entre outras facilidades, compõem a infraestrutura do local. Também é possível hospedar-se na Casa de Nazaré, para fazer um retiro espiritual ou mesmo passar uns dias nesse recanto sagrado!

Por Pe. Evaldo Cesar via A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário