quinta-feira, 30 de março de 2017

Publicações: Revista «O Meu Papa» chega a Portugal

Agência Ecclesia 30 de Março de 2017, às 08:39      
Edição semanal vai divulgar fotos e mensagens de Francisco

Lisboa, 30 mar 2017 (Ecclesia) – A revista ‘O Meu Papa’, apresentada como o “primeiro semanário do mundo” sobre Francisco, com mensagens e fotos do seu dia-a-dia, é lançada hoje em Portugal.

“O principal objetivo editorial é tornar mais fácil aos portugueses o acesso direto às mensagens e aos gestos do Papa Francisco. Queremos tornar o seu olhar sobre o mundo ainda mais próximo, mais conhecido de todas as pessoas”, afirma a diretora da publicação num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A jornalista Clara Raimundo acredita que existe em Portugal “um grande interesse em conhecer melhor” o pontífice argentino.

“Sobretudo agora que se aproxima a peregrinação do Papa Francisco a Fátima, sentimos que existe uma grande curiosidade em saber o que ele pensa, o que ele faz e o que ele diz”, observa a diretora da publicação.

“Autorizada pelo Vaticano”, a revista ‘O Meu Papa’ recolhe nas fontes oficiais da Santa Sé – como o jornal ‘L’Osservatore Romano’ ou os fotógrafos que acompanham permanentemente Francisco – uma “parte importante” da sua informação.

Segundo o comunicado, a restante informação sobre Francisco é recolhida no “acompanhamento a par e passo” que os repórteres do grupo editorial Mondadori fazem dos seus movimentos “dentro e fora do Vaticano”.

A informação da visita do pontífice argentino a Fátima, nos dias 12 e 13 de maio, vai ser complementada por uma equipa de quatro pessoas que vai “acompanhar ao segundo” essa viagem.

“É a primeira revista semanal do mundo dedicada a um Papa”, afirma por sua vez o padre Edgar Clara, do Patriarcado de Lisboa, sobre a publicação que chega hoje às bancas portuguesas.

O sacerdote, que foi um dos responsáveis por fazer a ligação entre a organização da visita do Papa Bento XVI a Portugal em 2010 e a comunicação social, considera que a publicação “torna mais nítidas, mais claras, a presença e a mensagem deste Papa, principalmente a sua preocupação social”.

O padre Edgar Clara, que vai ser um dos consultores editoriais da versão portuguesa da revista ‘O Meu Papa’ refere ainda que “não é por acaso” que Francisco “recebe todos os números da revista, lê-os e guarda-os”.

“Como regista o que o Papa Francisco faz e diz, o conjunto ganha sentido e dá-nos a dimensão real deste Pontífice”, desenvolve.

Segundo o comunicado, o semanário para além da atividade papal da semana anterior à sua publicação vai ter uma secção “dedicada exclusivamente” sua visita a Fátima pelo Centenário das Aparições na Cova da Iria.

Nas 15 primeiras edições, a revista vai publicar uma biografia do Papa Francisco em capítulos, e inclui também uma seção dedicada às partilhas nas redes sociais Twitter e Instagram, respetivamente: @Pontifex_pt e ‘franciscus’.

Para além de publicarem também a agenda do Papa para cada semana, a revista tem um espaço próprio para a Liturgia da Palavra e em “todos os números” vão ser relatados testemunhos de peregrinos na Praça de São Pedro, em Roma, e um espaço para o correio dos leitores.

A revista ‘O Meu Papa’ tem ainda uma secção dedicada aos Santos de cada dia e todas as edições encerram com a história de um milagre reconhecido pelo Vaticano.

‘Il Mio Papa’ é uma revista italiana criada em 2014 pelo grupo editorial Mondadori e em Portugal ‘O Meu Papa’ vai ser editado pela Goody.

CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário