"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

terça-feira, 14 de março de 2017

Papa lança consulta inédita para eleger vigário de Roma

domtotal.com
(Arquivo) Papa Francisco
(Arquivo) Papa Francisco (AFP/Arquivos)
O Papa Francisco lançou neste final de semana um processo de consulta inédito com padres e leigos, uma espécie de primárias vaticanas, para a eleição do vigário de Roma, que se aposentará no dia 17 de abril.

Trata-se de uma iniciativa sem precedentes, e foi lançada pessoalmente no sábado pelo papa com intuito de eleger um sucessor para o influente cardeal Agostino Vallini, de 77 anos, segundo o jornal Vatican Insider.

Em reunião privada com os párocos, o papa argentino convidou os religiosos e coordenadores da pastoral a promover a consulta entre "o povo romano de Deus", que inclui também os leigos.

A pesquisa terminará no dia 12 de abril, quarta-feira santa, e é esperado que a nomeação do novo vigário ocorra antes de 29 de junho, data em que Roma comemora o dia de São Pedro e São Paulo.

A consulta feita para designar o vigário da capital italiana é um gesto inovador, e, para muitos especialistas em assuntos do Vaticano, indica mais um sinal de interesse do papa em alimentar a democracia interna.

AFP
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com