sábado, 11 de março de 2017

Francisco: Escutar e dialogar são condição essencial para derrubar muros

Agência Ecclesia 11 de Março de 2017, às 13:02        
«Apenas quem sabe calar sabe escutar» afirmou aos voluntários da associação «Telefone Amigo Itália»

Cidade do Vaticano, 11 mar 2017 (Ecclesia) - O Papa Francisco afirmou hoje a necessidade de dialogar e escutar durante a audiência aos voluntários do «Telefone Amigo Itália», por ocasião dos seus 50 anos de atividades.

"Apenas quem sabe se calar sabe escutar: escutar Deus, escutar o irmão e a irmã que precisam de ajuda, escutar um amigo, um membro da família", sublinhou Francisco às 400 pessoas presentes na Sala Clementina, no Palácio Apostólico, esta manhã.

A atitude de escuta, "da qual Deus é o modelo", indicou, "exorta-nos a derrubar os muros dos mal-entendidos, a criar pontes de comunicação, a superar o isolamento e o fechamento no nosso mundo pequeno”.

O Papa destacou o trabalho de apoio a quem se encontra em solidão, confusão e que necessita de escuta, compreensão e ajuda moral.

A condição essencial, sublinhou, "é a capacidade de escutar, que infelizmente não é muito comum".

"Trata-se de um serviço importante, especialmente no contexto social de hoje marcado por múltiplas dificuldades cujas origens muitas vezes se encontram no isolamento e na falta de diálogo".

Francisco lembrou locais onde subsiste "a indiferença generalizada, a comunicação cada vez mais virtual e menos pessoal, a falta de valores sólidos sobre os quais basear a existência, a cultura do ter e do aparecer".

O diálogo, sublinhou o Papa, permite conhecer e entender as necessidades.

"Demonstra um grande respeito, porque coloca as pessoas num comportamento de abertura recíproca, para receber os aspectos melhores do interlocutor. Além disso, o diálogo é expressão de caridade, porque, mesmo não ignorando as diferenças, pode ajudar a buscar  e a partilhar caminhos de bem comum".

LS

Nenhum comentário:

Postar um comentário