sexta-feira, 17 de março de 2017

Cuba oferece mil bolsas à Colômbia e às Farc para apoiar a paz

  domtotal.com
Ilha vai oferecer 500 bolsas para o governo colombiano e 500 para a guerrilha nos próximos cinco anos.
Cuba priorizou abetura de faculdades de saúde em todo o país.
Cuba priorizou abetura de faculdades de saúde em todo o país. (E)

Cuba concedeu ao governo colombiano e à guerrilha das Farc mil bolsas de estudos para o curso de Medicina, como contribuição à implementação do acordo que visa a superar meio século de conflito armado, informou o embaixador da ilha em Bogotá, José Luis Ponce.

Cuba foi sede dos diálogos entre o governo de Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde 2012, a principal e mais antiga guerrilha do país, e que em novembro firmou um acordo histórico de paz no país.

No documento, assinado no dia 14 de março, porém divulgado nesta quinta-feira (16), Ponce oferece pelos próximos 5 anos 500 bolsas de estudo para o governo e outras 500 para a guerrilha, cujas aulas terão início em setembro.

Os cerca de 6.900 combatentes das Farc, que iniciaram seu combate armado contra o Estado em 1964, agrupam-se em 26 zonas do país, onde deverão finalizar o processo de entrega de armas e reestabelecimento de sua vida civil.

A guerra interna na Colômbia já deixou 260.000 mortos, 60.000 desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados após meio século de combates entre guerrilhas, paramilitares e agentes do Estado.

No país, o Exército de Libertação Nacional (ELN) continua ativo, mas já começa a negociar a paz com o governo.


AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário