domingo, 19 de março de 2017

CAMINHADA PENITENCIAL 2017, Fortaleza - CE



Com uma multidão incalculável, mas sem as presenças de dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza,   doente, e  do seu auxiliar, dom Rosalvo Cordeiro de Lima, que se submeteu a uma cirurgia de catarata, foi realizada nesta manhã, mais uma edição da Caminhada Penitencial, que saiu da Paróquia Nossa Senhora da Saúde indo até a Catedral, no Centro da Cidade.

Naquela Paróquia foi iniciada a celebração, com o Ato Penitencial, e teve continuidade na Catedral, concelebrada e presidida pelo monsenhor Virginio Asêncio Serpa, Vigário Geral, com o evangelho sobre o diálogo de Jesus com a Samaritana, proclamado por um diácono permanente e homília do vigário geral, monsenhor João Jorge Corrêa Filho.

A Caminhada Penitencial teve a duração de uma 1h30min – começou às 7h15min e terminou às 8h45min e “Como símbolo do sacrifício e da misericórdia uma grande cruz foi levada nos ombros pelos fiés. A cruz que faz recordar como o nosso Senhor Jesus Cristo tomou sobre si todos os pesos da humanidade para redimi-la” comentou dom José Antonio na carta que enviou para os párocos.

O grupo do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora da Saúde participou da Caminhada deste ano, fazendo a guarda de honra da cruz, carregada primeiramente, pelos padres. Em seguida pelos seminaristas e dai em diante os fiéis católicos foram se revezando até chegar à Catedral.

LOTADA

A Catedral ficou lotada, com as pessoas ocupando grande parte do Presbitério, as laterais e até do lado de fora do templo, com um cálculo aproximado dos organizadores perto de dez mil pessoas.

Antes da bênção final,  dada pelo monsenhor Virginio, que hoje completa 24 anos de vida sacerdotal, o padre Clairton Alexandrino informou que o padre Francisco Bezerra do Carmo seria o celebrante da “Missa dos Josés”, que aconteceria às 10 horas, mas começou com uns 15 minutos de atraso, porque ainda havia muita gente no presbitério, e anunciou as demais celebrações do dia: 12 horas - Missa das Crianças e dos Adolescentes; 16 horas - Missa das Famílias- presidida por Dom Aldo Pagotto, Bispo Emérito de João Pessoa – PB; 17 horas - Confissão Comunitária- presidida pelo Pe. Clairton Alexandrino, Pároco da Catedral; 18h30 - Missa Comunitária - presidida pelo Pe. Luis Alberto e 20 horas - Missa Comunitária - presidida pelo Pe. Francisco Bezerra, Vigário Episcopal da Região São José.
O padre Clairton Alexandrino, que é pároco da Catedral, reafirmou que não haverá a tradicional Procissão de São José,às 17 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário