terça-feira, 28 de março de 2017

Barcelona: Simpósio com participação portuguesa prepara Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens

Agência Ecclesia 28 de Março de 2017, às 09:05      

Em análise vai estar «a pastoral juvenil diante dos atuais desafios socioculturais da Europa»


Saint Gallen, Suíça, 28 mar 2017 (Ecclesia) - O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) vai promover a partir de hoje, em Barcelona, um simpósio dedicado à pastoral juvenil e universitária com a presença de nove representantes da Conferência Episcopal Portuguesa.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a iniciativa em Espanha, que se prolonga até ao dia 31, deverá contar com a participação de mais de 200 agentes ligados a estes setores, também à pastoral das vocações e à catequese, e está inserida na preparação do próximo Sínodo dos Bispos em 2018, que o Papa Francisco dedicou aos jovens.

“O resultado desta atividade em Barcelona servirá de base de reflexão para a próxima assembleia plenária do CCEE, que terá lugar em Minsk (Bielorrússia) entre 28 de setembro e 01 de outubro, e será levado diretamente ao Sínodo. Queremos oferecer aos padres sinodais o nosso contributo”, realça a organização.

Será neste contexto que o simpósio contará com a presença do cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, que “animará um momento de partilha com os agentes pastorais”.

É também nesse sentido que o simpósio pretende dar “oportunidade para uma reflexão conjunta acerca da melhor forma de acompanhar as novas gerações, não só na sua jornada de fé mas também no seu desenvolvimento humano integral”.

E quer também dar a possibilidade “de escutar as reflexões e testemunhos de diversos diretores nacionais de pastoral e de jovens”, explica a organização.

Em Barcelona, os trabalhos serão divididos em “três fases”, a primeira dedicada “aos mais novos”, a segunda sobre “a pastoral juvenil diante dos atuais desafios socioculturais da Europa”, e a terceira centrada “na figura daqueles que acompanham os jovens, a sua educação, as suas necessidades”.

“Estas três etapas serão depois aprofundadas através da partilha de boas práticas, entre os participantes”, adianta a CCEE.

No programa do simpósio, na cidade condal e capital da Catalunha, está prevista uma visita à Basílica da Sagrada Família, que é considerada “um exemplo na proclamação do Evangelho através da arte e da arquitetura”.

O evento da CCEE no país vizinho tem como tema “‘Ele andou pelo seu lado (Lucas 24,15). Acompanhar os jovens a responder livremente à chamada de Cristo’.

Para preparar esta atividade o Conselho das Conferências Episcopais da Europa já solicitou a colaboração dos mais novos através da resposta a uma pergunta online”.

“Quais são as questões importantes dos jovens para suas vidas e para sua fé. Se hoje tivesses a oportunidade de recorrer a um padre ou a um adulto, o que lhe perguntarias”, indagou o organismo católico.

Quanto à participação portuguesa no simpósio, a delegação presente será composta por “nove pessoas das diferentes áreas, entre bispos, padres e leigos”, segundo dados avançados pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

JCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário