sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A Bíblia, Palavra viva que se fez corpo

 domtotal.com
Bíblia continua a falar aos homens e mulheres de todos os tempos.
A Bíblia é uma grande textura, na qual muitos fios se entrecruzam.
A Bíblia é uma grande textura, na qual muitos fios se entrecruzam.

Por Felipe Magalhães Francisco*

A Bíblia é uma grande textura, na qual muitos fios se entrecruzam, tornando possível um mundo de possibilidades aos ouvintes e leitores. Ela continua sendo a obra mais vendida em todo o mundo, o que só reforça a ideia de sua contemporaneidade. Contemporânea não porque escrita em nossos dias, mas por continuar a falar aos homens e mulheres de todos os tempos. É uma verdadeira biblioteca, da qual podemos tirar coisas novas e velhas, parafraseando a parábola de Jesus (cf. Mt 13,51-52). A Bíblia extrapolou o livro e já se encarnou na vida das pessoas, sendo elas crentes ou não.

A Tradição que interpreta a Bíblia gestou muitas compreensões, algumas bastante estranhas aos leitores modernos, e que continuam influentes nos dias atuais, como berço para o fundamentalismo pentecostal e neopentecostal (evangélico e católico). Mas foi o século XIX que viu florescer um novo-velho olhar para a Bíblia, em toda a sua riqueza, graças aos métodos modernos de interpretação, de análise, e outros. É preciso, pois, cultivar esse caminho, no qual todas as pessoas, crentes e não crentes, possam continuar a se maravilhar com esse verdadeiro patrimônio da humanidade.

Hoje, dia de São Jerônimo, responsável pela tradução da Bíblia para o latim, a Vulgata, celebramos também o dia da Bíblia. Todo o mês de setembro, na Igreja no Brasil, foi dedicado à Bíblia, como oportunidade de incentivo para que os fiéis tenham, cada vez mais, contato com a riqueza bíblica, nutrindo sua espiritualidade. O livro de Miqueias norteou a reflexão nas muitas paróquias e comunidades, sobretudo por meio dos Grupos de Reflexão Bíblica, os Círculos Bíblicos. Por essa razão, no artigo Praticar o direito, amar a misericórdia e caminhar humildemente com Deus, propomos uma reflexão a partir do profeta, que tanto tem a dizer a nós, nos dias de hoje.

A liturgia é ocasião única na qual muitos fiéis têm contato com as Sagradas Escrituras. De fato, a celebração da comunidade é o lugar privilegiado para a escuta da Palavra, que perpassa e que dá vida a toda a liturgia. Nesse sentido, o liturgista P. Márcio Pimentel, no artigo Palavra de Deus e liturgia, propõe-nos um olhar para a liturgia como verdadeira encarnação da Palavra de Deus, que ganha corpo nos muitos aspectos celebrativos, porque reveladores do próprio Cristo, Palavra de Deus na carne.

Os Grupos de Reflexão Bíblica, bastante conhecidos como Círculos Bíblicos, são fundamentais para o fortalecimento da experiência comunitária, na promoção do discipulado de Jesus, porque têm como fonte a própria Bíblia, textura na qual a experiência de um Deus que se revela tem forte expressão na vida das pessoas. É, também, o que nos propõe a refletir o artigo A Palavra de Deus na vida, do Pe. Rodrigo Ferreira da Costa, sacramentino de Nossa Senhora.

Boa leitura!

Você pode nos sugerir temas a serem abordados em nossa matéria especial da Editoria de Religião. Envie um e-mail, com sua sugestão, para noticia@domtotal.com, colocando “Manchete de Religião” no assunto do e-mail.

*Felipe Magalhães Francisco é mestre em Teologia, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Coordena a Comissão Arquidiocesana de Publicações, da Arquidiocese de Belo Horizonte. Articula a Editoria de Religião deste portal. É autor do livro de poemas Imprevisto (Penalux, 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário