quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Papa recusa «preconceitos» e «suspeitas» na Igreja face ao mundo feminino

Agência Ecclesia 31 de Agosto de 2016, às 11:01
Foto: Lusa   
Foto: Lusa
Francisco pede respeito pela «dignidade intocável» das mulheres

Cidade do Vaticano, 31 ago 2016 (Ecclesia) - O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a Igreja deve evitar “preconceitos” na sua visão sobre o mundo feminino, respeitando sempre a dignidade das mulheres.

“Todos devemos estar alerta, também as comunidades cristãs, diante de visões da feminilidade cheias de preconceitos e suspeitas que lesam a dignidade intocável da mulher”, alertou, durante a audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.

O encontro prosseguiu as reflexões do Papa sobre o Ano Santo da Misericórdia, partindo de uma narração do Evangelho em que Jesus diz a uma mulher “que a sua fé “a salvou”.

“Quanta fé, quanta fé tinha esta mulher. Tida como impura por causa das hemorragias e, por isso, excluída das liturgias, da vida conjugal, das normais relações com os demais: era uma mulher descartada pela sociedade”, precisou Francisco.

O pontífice argentino convidou os presentes a refletir sobre a forma como as mulheres são entendidas e representadas.

“Jesus admirou a fé desta mulher que todos evitavam e transformou a sua esperança em salvação. Não sabemos o seu nome, mas as poucas linhas com as quais o Evangelho descreve o seu encontro com Jesus delineiam um itinerário de fé capaz de reestabelecer a verdade e a grandiosidade da dignidade de todas as pessoas”, acrescentou.

A catequese sublinhou o lugar privilegiado que Jesus dava aos “descartados” da sociedade, aos pecadores.

“O Senhor nos diz: ‘coragem, vem, para mim não és um descartado. Coragem filho, tu és um filho e uma filha’. Este é o momento da graça, do perdão, momento de inclusão na vida de Jesus, da Igreja, de misericórdia”, observou.

Após a intervenção, o Papa saudou os peregrinos e visitantes de vários países, incluindo os de língua portuguesa, presentes na Praça de São Pedro.

“Queridos amigos, Jesus vos chama a levar a alegria e a consolação do Evangelho a todos os homens e mulheres, como suas autênticas testemunhas! Que Deus vos abençoe a todos”, disse.

OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário