terça-feira, 31 de maio de 2016

Regnum Christi: segundo dia da Assembleia Internacional

Os delegados gerais revisaram os primeiros dois capítulos do novo Documento e votaram os primeiros números dos novos Estatutos
foto-de-grupo_27304705271_o-740x493
Terminou hoje, terça-feira, 31 de maio, o segundo dia dos trabalhos da Assembleia Internacional do movimento Regnum Christi em Roma.
Os delegados gerais revisaram os capítulos I e II do novo documento de trabalho dedicados à Identidade e Missão e votaram os primeiros números dos novos Estatutos.
A assembleia internacional é composta por 80 membros. Os leigos são 64, têm o direito de voz e de voto e provêm de 16 países diferentes: México (22), Estados Unidos (10), Brasil (5), Colômbia (3), Venezuela (3) Chile (4), Espanha (4), Itália (4), Alemanha (2), Canadá (2), El Salvador (2), Filipinas (1), Argentina (1), Áustria (1), Costa Rica (1), França (1). Foram eleitos em seus territórios de origem, têm uma idade média de 42 anos e são 25 mulheres e 39 homens.
16 são membros dos ramos consagrados (Legionários, leigos consagrados e consagradas) que participam na Assembleia com direito a voz, mas sem voto: 5 mulheres e 11 homens. Alguns participam da Assembleia por ofício, como membros do Conselho diretivo geral do Regnum Christi; outros, como secretários e alguns foram escolhidos pelo Diretor-Geral, com o consentimento da Comissão.
Participa de algumas sessões da Assembleia também o Pe. Gianfranco Ghirlanda, SJ, que atualmente desempenha o papel de assistente pontifício da Legião de Cristo, em nome da Santa Sé, para auxiliar o Diretor-Geral na busca de uma estrutura canónica para o conjunto do Regnum Christi.
O lema da Assembléia é “venha o teu reino!” (cf. Mt 6:10;. Lc 11,2).
A metodologia de trabalho é a mesma que os delegados seguiram nas respectivas Assembleias territoriais: alternam entre sessões de trabalho em grupos de reflexões, nas quais se discutem os números dos estatutos e sessões plenárias, nas quais se revisam e se votam, número por número, todos os capítulos do rascunho dos Estatutos.
O objetivo dos trabalhos da Assembléia é basicamente realizar a fase de discernimento dos membros leigos, que foi aberta em Outubro de 2014 e propor ao Diretor geral sugestões e considerações que sirvam para avaliar se o texto expressa realmente a identidade e a vivência do carisma dos membros leigos do Movimento.
As línguas oficiais da Assembleia são o espanhol e Inglês.
***
É possível acompanhar as atividades da Assembléia no site: http://goo.gl/7nTIxH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário