quinta-feira, 31 de março de 2016

Menina de 5 anos, ficando cega, vai realizar seu sonho: ver pessoalmente o papa Francisco

 ALETEIA TEAM  30 DE MARÇO DE 2016
lizzy
lizzy
Lizzy Myers © Roma Today

O papa Francisco é, de modo muito especial, uma das pessoas que ela mais deseja ver pessoalmente antes de perder por completo a visão. A pequena Elizabeth Myers, ou Lizzy para os mais próximos, tem 5 anos de idade e vive no seu Estado norte-americano natal de Ohio, junto com a irmãzinha de 3 anos e os pais de origem italiana.

Desde que nasceu, Lizzy trava uma batalha, cruel e inútil, contra uma doença genética rara, a síndrome de Usher, que a condena a uma cegueira inevitável.

Antes que os seus olhinhos fiquem velados irremediavelmente e para sempre, porém, o papa Francisco a receberá no Vaticano hoje, 30 de março: Lizzy será abraçada pelo Santo Padre, que, com seu carinho de vovô já reconhecido pelo mundo inteiro, lhe dará coragem para continuar enfrentando esse desafio tão incompreensível.

A propósito: não custa lembrar que o próprio papa Francisco afirmou recentemente que nunca conseguiu entender por que as crianças sofrem. Este sempre foi um dos mistérios mais densos e até revoltantes do ponto de vista humano a respeito de Deus, porque é aparentemente incompatível e irreconciliável com um Deus bom e justo. Francisco tinha se manifestado sobre este mistério ao responder à pergunta de uma criança, que queria saber qual é o milagre que o papa gostaria de fazer. Ele disse:

“Curaria todas as crianças. Eu ainda não consegui entender por que as crianças sofrem. Para mim, é um mistério. Eu não sei dar uma explicação… Eu rezo fazendo a Deus esta pergunta: por que as crianças sofrem? A minha resposta para a dor das crianças é o silêncio, ou alguma palavra que nasce das minhas lágrimas. Eu não tenho medo de chorar. Você também não precisa ter”.

A visão da pequena Lizzy se degrada sem volta atrás e a família tomou a decisão de lhe oferecer o desejado encontro pessoal com o papa Francisco no Vaticano – um desejo que a menina manifesta com frequência!

Ontem, 29 de março, Lizzy e sua família chegaram a Roma a bordo de um voo gratuitamente oferecido pela companhia aérea Turkish Airlines: o sonho estava se tornando realidade!

Na capital da Itália, toda a família está recebendo as atenções dos voluntários da Unitalsi, uma associação católica italiana de ajuda a peregrinos e doentes e que é a coluna vertebral deste comovente projeto.

As autoridades do Vaticano informaram, ontem, que “o Santo Padre ficará encantado de encontrar a pequena Lizzy ao final da audiência desta quarta-feira, 30 de março”: uma graça que, no geral, é muito difícil de oferecer a todos os fiéis.

Mas por que uma menininha de uma distante localidade da América do Norte deseja tanto que uma das últimas imagens gravadas em seus olhinhos doentes seja a do papa Francisco?

O que impressionou Lizzy, segundo seus parentes, foram a sinceridade e o caráter paternal do diálogo entre o papa e as crianças e jovens.

Francisco é reconhecido como um líder mundial que, não satisfeito com a renovação apenas da Igreja católica, também tem revolucionado a maneira de dialogar com gerações de jovens que, independentemente de religião ou ideologia, valorizam o seu estilo aberto e transparente, a sua priorização da espontaneidade sobre o protocolo, a sua recusa aos privilégios, as suas palavras de misericórdia e perdão, a sua proximidade das pessoas de todas as classes sociais, a sua atenção concreta e não apenas discursiva pelos pobres, pelos doentes e por todos os que sofrem – como a pequena Lizzy, que, embora tenha os olhinhos do corpo condenados a uma revoltante escuridão, mantém os olhos da alma brilhantes e vívidos, capazes de enxergar o que muitos adultos têm debaixo de seus narizes, mas são cegos demais para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário