quinta-feira, 31 de março de 2016

As provas da ressurreição

Meditação diária da Palavra de Deus – Lc 24, 35-48
meditacao
Pixabay CC0 - Kloxklox_com, Public Domain
Leitura
O Evangelho nos faz assistir a uma das aparições “oficiais” de Cristo Ressuscitado aos Apóstolos. Enquanto os dois discípulos que voltaram de Emaús estão contando o que lhes aconteceu ao longo do caminho e à mesa, quando reconheceram Jesus ao partir o pão, o próprio Cristo aparece no meio deles e diz: “A paz esteja convosco”. Os sentimentos se sobrepõem: primeiro o susto, como se tivessem visto um fantasma; depois, a confusão, a dúvida no coração e, finalmente, a alegria. Eles experimentam descrença e alegria juntas. É a experiência que vivemos nós também quando, de surpresa, depois de anos, vemos de repente um ente querido e não podemos deixar de dizer: “Não acredito nos meus olhos”! Jesus desfaz, uma após a outra, as razões das suas dúvidas. Para convencê-los, Ele os manda tocar em suas chagas e chega a comer diante de seus olhos: é Ele mesmo, o Crucificado, de volta à vida! Em seguida, Ele aponta nas Escrituras tudo o que lhe dizia respeito e que foi realizado.
Meditação
A morte e ressurreição de Jesus são o núcleo essencial da fé pregada pelos Apóstolos a todas as nações para a sua conversão e o perdão dos seus pecados. Os Apóstolos ainda estavam decepcionados com o aparente fracasso do Mestre, desanimados com o colapso dos seus projetos messiânicos, quando Jesus, manifestando-se, os convida ao novo mundo da ressurreição, acessível apenas pela fé. O Mestre usa uma linguagem dupla: a dos sentidos e a da fé. Olhar, ver, tocar e comer indicam que o seu corpo não é só visível, mas também palpável, em carne e osso. Mas o simples tocar não significa entender. É por isso que Jesus recorda as palavras que dizia quando ainda estava com eles e acrescenta o testemunho da Escritura em suas três partes constitutivas: o Pentateuco de Moisés, os Profetas e os Salmos. Ele explica o passado e anuncia o futuro, “a conversão e o perdão dos pecados, pregados em seu nome a todas as nações”. Jesus é o Crucificado Vivo, não um morto; Ele é livre para ir e vir, para se mostrar onde quer; Ele fala e ensina, dá ordens e dirige a ação do testemunho. Não é só espírito, mas ser total e vivente, não mais limitado pelos nossos condicionamentos. Esta manifestação pascal de Cristo é também o firme fundamento da nossa esperança: se o Ressuscitado não é um fantasma nem uma ilusão, então a nossa esperança não é em vão.
Oração
Senhor Jesus, Ressuscitado dos mortos, abre as nossas mentes para que entendemos as Escrituras e nos alegramos com gratidão e amor pelo grande mistério que se realiza em ti para a nossa salvação.
Ação
Comprometamo-nos a ajudar os gravemente doentes e incapacitados: a fé no Senhor Ressuscitado os ajude a aceitar ativamente a sua condição desafiadora.
Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário