domingo, 31 de janeiro de 2016

Migrantes morrem em naufrágio no Mar Egeu

Grupo tentava chegar à ilha grega de Lesbos. 
Pelo menos 37 pessoas morreram, entre eles, cinco crianças.

Da France Presse
Guardas turcos retiram corpo de migrante na costa do Mar Egeu. Pelo menos 33 migrantes morreram em naufrágio neste sábado (30) (Foto: Ozan Kose / AFP)Guardas turcos retiram corpo de migrante na costa do Mar Egeu. Pelo menos 33 migrantes morreram em naufrágio neste sábado (30) (Foto: Ozan Kose / AFP)
Pelo menos 37 migrantes, incluindo cinco crianças, morreram neste sábado (30) após o naufrágio do barco em que estavam na costa oeste da Turquia. Outras 75 pessoas foram resgatadas, segundo reportagem da agência turca de notícias Dogan, citada pela Reuters. O grupo tentava chegar à ilha grega de Lesbos.

A guarda costeira turca continuava as buscas e os esforços de resgate no local onde o barco afundou na costa de Ayvacik, cidade do outro lado da ilha grega de Lesbos. Não ficou imediatamente claro quantos imigrantes estavam a bordo, ainda de acordo com a Reuters.

Entre os passageiros do barco que afundou neste sábado havia sírios e afegãos, segundo um fotógrafo da AFP, que relata que as operações de resgate estão em andamento.

Na quinta-feira, 24 migrantes, dez deles crianças, afogaram-se em um outro naufrágio na costa da ilha grega de Samos, segundo a France Presse.
Este novo drama se soma aos sucessivos naufrágios dos últimos dias no Mar Egeu. Quarta-feira, sete pessoas morreram, incluindo duas crianças, ao largo da ilha de Kos, e 45 migrantes morreram na semana passada em três naufrágios na mesma zona.
Apesar das condições climáticas de inverno e as restrições impostas por alguns países europeus, que restabeleceram os controles nas fronteiras, as chegadas de refugiados continuam a ocorrer em janeiro.
No total, as chegadas de migrantes pelo Mediterrâneo na Europa totalizam 46.240 desde o início de janeiro, 44.000 dos quais passaram pela Grécia e 2.200 pela Itália, de acordo com o Alto Comissariado para os Refugiados daONU (Acnur).
A grande maioria (84%) são refugiados, cidadãos de países localizados em zonas de guerra. Cerca de 200 pessoas morreram ou estão desaparecidas este ano, de acordo com o Acnur.
Pelo menos 33 migrantes, incluindo cinco crianças, morreram em naufrágio no Mar Egeu (Foto: Ozan Kose / AFP)Um funcionário da guarda costeira retira o corpo de uma criança morta no naufrágio no Mar Egeu (Foto: Ozan Kose / AFP)
O corpo de uma criança imigrante morta no naufrágio do Mar Egeu é vista na praia de Canakkale em Bademli, na Turquia (Foto: Ozan Kose/AFP)O corpo de uma criança imigrante morta no naufrágio do Mar Egeu é vista na praia de Canakkale em Bademli, na Turquia (Foto: Ozan Kose/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário