quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Eles são muitos, mas poucos vistos

Faz calor até antes do verão e eles são muitos.
Por Ricardo Soares*
Eles são muitos embora a gente não os veja. Entre sinais fechados, planos de vida eternamente abertos, cruzamentos, confluências, pequenas e grandes tragédias, chuvas desmedidas, secas inclementes, exploração assassina da Amazônia eles são muitos e estão nas tais florestas tropicais driblando as malárias e as picadas dos mosquitos, as enormes cheias de rios ferozes, o acumulo de lixo às margens das cidades ribeirinhas.
Faz calor até antes do verão e eles são muitos. Refrigerados por temperaturas amenas e aromatizados por remotas lavandas francesas eles percorrem o anti-calvário da história e como se tivessem um enorme incensário espalham fumaças benéficas  e purificadoras pelas correntes de vento.
No outro hemisfério, o norte, eles também quebram o gelo do frio, acendem fogueiras aromáticas ao lado de abandonados tambores de óleo e numa espécie de silencioso ritual coletivo eles olham para cima não em busca de meteoros ou cometas mas a espera de algo que venha nos redimir voando. Mesmo entre céus nublados eles enxergam o que há do outro lado.
Embora a gente não os veja eles são muitos e se espalham por jardins e parques públicos mundo afora embora não sejam elfos , gnomos ou nenhuma dessas criaturas vinda dos fabulários escandinavos ou não. Em uma espécie de embornal redesenhado tem o dom de espalhar paz interior, sensações contemplativas, focos de luzes dispersos porém eficientes.
Não cairei na tentação de definir quem são eles. Seria atrevimento. Mas, no final desse ano, agradeço por poder começar a vê-los mesmo em meio a tanta poeira, fuligem, vapores daninhos. E desejo a vocês todos o mesmo. Que em meio a tantos horizontes plúmbeos a gente consiga enfim enxerga-los. Mesmo que poucos, mesmo que aos poucos.
Ricardo Soares é escritor, diretor de tv, roteirista e jornalista. Autor de 7 livros foi cronista dos jornais "O Estado de S.Paulo", "Jornal da Tarde", "Metrô News", "Diário do Grande Abc" e da revista "Rolling Stone".

Nenhum comentário:

Postar um comentário