quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Graças por intercessão de Dom Helder Câmara

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo
Prof. Heliomárzio Rodrigues Moreira*
Uma frase de Dom Helder resume muito bem a vida do autor deste livro, o Padre Geovane Saraiva, seguidor de Jesus Cristo em seu Evangelho e profundo admirador dos memoráveis sacerdotes Dom Aloísio Lorscheider e Dom Helder Câmara: “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”.
Incansável na propagação a todos os ventos da Palavra Divina, Padre Geovane Saraiva é um sacerdote que tem a humildade de escutar e aprender com os seus paroquianos, ao mesmo tempo em que ensina e conduz com entusiasmo o dom da fé pelo seu exemplo e o daqueles que o referenciam.
Aprendeu com maestria a utilizar os novos meios de comunicação, partindo para a Evangelização pela Internet, por meio de Blogs e o Site da Paróquia de Santo Afonso em Fortaleza, Ceará, indo a areópagos no ciberespaço onde antes não se ouvia falar de Jesus Cristo. Como um bom pedagogo trouxe para muitos, através das letras, o que sente e defende sobre o ser e o viver como cristão, com a didática de dar autonomia ao seu rebanho, porém, sem esquecer o báculo a orientar e mostrar o Caminho pelo exemplo de vida cristã, longe da repressão dos doutores da lei, mas com a autoridade do líder que acompanha os seus e conhece cada um pelo nome (Cf. Mc 1, 22;  Jo 10, 3).
Por meio dos impressos, chega a sua nona publicação e nos apresenta através de diálogos, pensamentos, poemas e orações à figura daquele que foi mais servo do que príncipe e mais coração do que razão, ao afirmar do mais íntimo do íntimo: “Se eu pudesse sairia povoando de sono e de sonhos as noites mal dormidas dos desesperados”. 
Pelo seu sincero despojamento, fé e serviço aos empobrecidos: “Rezar com Dom Helder”. Através de outras linhas em “O peregrino da paz” , “Nascido para as coisas maiores“ e “Dom Helder, sonhos e utopias“, Padre Geovane mostrou sua admiração contagiante por esse Pastor quatro vezes indicado para o prêmio Nobel da Paz. Um homem da paz que o contexto na época em que viveu não permitiu o reconhecimento pelos homens, porém, Deus já o tinha mostrado como sinal pela sabedoria e defesa dos oprimidos e injustiçados.
Festejamos aos 03 de maio de 2015 a condição de Servo de Deus, atribuída a Dom Helder Pessoa Câmara pela Sé Apostólica, ao dar a permissão para a abertura de seu processo de beatificação e canonização, suplicando graças por sua intercessão, na busca do reconhecimento de suas virtudes heroicas. Deus seja louvado, celebrado e bendito agora e para sempre!
*Físico, astrônomo e coordenador da PASCOM de Santo Afonso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário