segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Vaticano: Fraternidade na Europa exige abertura a Deus, diz o Papa


Agência Ecclesia 31 de Agosto de 2015, 
Francisco assinalou 1400° aniversário da morte de São Columbano, monge e missionário

Cidade do Vaticano, 31 ago 2015 (Ecclesia) - O Papa defendeu uma maior abertura a Deus da Europa para a construção de uma verdadeira “fraternidade” no continente.

“Haverá fraternidade entre os povos europeus apenas quando a civilização se abrir a Deus”, assinala, numa mensagem enviada através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, enviada ao bispo de Piacenza (Itália), D. Gianni Ambrosio, recordando o monge e missionário São Columbano, no 1400° aniversário da sua morte.

O santo (Irlanda, 540-Itália, 615) ficou conhecido pela fundação de inúmeros mosteiros pela Europa.

“Columbano sempre cultivou uma ideia ‘europeia’ do seu compromisso eclesial; referiu-se ao dever de todos os cristãos em colaborar para que os diferentes povos do continente pudessem viver na paz e na unidade”, recorda Francisco.

O Papa sublinha que a vida de “oração, de ascese e de estudos” nunca “afastou ou distraiu” este sando das “vicissitudes religiosas e políticas daquela época, nas quais interveio diversas vezes com palavras fortes, evocando a severidade de São João Batista”.

A mensagem cita o Papa emérito Bento XVI, para quem São Columbano pode ser considerado “um dos Pais da Europa”.

“A sua grande cultura, energia espiritual e estilo moral apontam claramente uma fonte para que, nos nossos tempos, esta civilização possa reviver no continente europeu”, assinala ainda.

RV/OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário