domingo, 31 de maio de 2015

Papa no Angelus: comunidades eclesiais sejam sempre mais família

 Rádio Vaticana

Aos mais de 50 mil fiéis presentes na Praça de S. Pedro para a oração mariana do Angelus o Papa Francisco falou da festa da Santíssima Trindade que hoje se celebra, uma festa – disse – que nos recorda o mistério do único Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, tendo acrescentado que a Trindade é comunhão de Pessoas divinas que estão uma com a outra, uma pela outra, uma na outra, verdadeira comunhão de vida, mistério de amor do Deus Vivo. Mas quem nos revelou o mistério da Trindade? Jesus - disse o Papa:
“Ele falou-nos de Deus como Pai; falou-nos do Espírito; e falou-nos de Si mesmo como Filho de Deus. E quando, depois de ressuscitado, enviou os discípulos a evangelizar os povos, disse-lhes para baptizá-los "em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".
Este mandato missionário, continuou o Papa Francisco, Cristo confia-o em todos os tempos à Igreja que o herdou dos Apóstolos, e o dirige também a cada um de nós que, em virtude do Baptismo, fazemos parte da sua comunidade. Portanto, a solenidade litúrgica de hoje, enquanto nos faz contemplar o maravilhoso mistério do qual provimos e para o qual vamos, nos renova a missão de vivermos a comunhão com Deus e entre nós, tendo como modelo a Trindade:
“Nós somos chamados a viver não uns sem os outros, sobre os outros ou contra os outros, mas uns COM os outros, PARA os outros, e NOS outros. Isto significa aceitar e testemunhar concordes a beleza do Evangelho; viver o amor recíproco e para todos, partilhando alegrias e sofrimentos, aprendendo a pedir e a conceder o perdão, valorizando os diferentes carismas sob a orientação dos Pastores. Numa palavra, nos é confiada a tarefa de construirmos comunidades eclesiais que são cada vez mais famílias, capazes de reflectir o esplendor da Trindade e de evangelizar não apenas com as palavras, mas com a força do amor de Deus que habita em nós”.
O Papa falou em seguida da trindade como fim último para o qual é orientada a nossa peregrinação terrena, sublinhando que o caminho da vida cristã é essencialmente trinitário:
“O Espírito Santo guia-nos ao pleno conhecimento dos ensinamentos de Cristo, do seu Evangelho; e Jesus, por sua vez, veio ao mundo para dar-nos a conhecer o Pai, para guiar-nos a Ele, para nos reconciliar com Ele - tudo na vida cristã, gira à volta do mistério da Trindade e se realiza em ordem a este mistério infinito. Procuremos, portanto, manter sempre alto  o "tom" da nossa vida, lembrando-nos para qual fim e para qual glória nós existimos, trabalhamos, lutamos, sofremos; e para qual imenso prémio somos chamados”. Este mistério abraça toda a vida e todo o nosso ser cristãos e o recordamos por exemplo todas as vezes que fazemos o sinal da cruz.
E o Papa convidou a fazer, todos juntos e com voz forte o sinal da cruz: “Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”
Neste último dia do mês mariano, o Papa também convidou os fiéis a confiar na Virgem Maria, aquela que, mais do que qualquer outra criatura, conheceu, adorou e amou o mistério da Santíssima Trindade para que – disse – nos guie pela mão; nos ajude a compreender nos acontecimentos do mundo os sinais da presença de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo; nos obtenha a graça de amarmos o Senhor Jesus com todo o coração, para caminharmos rumo à visão da Trindade, maravilhoso destino para o qual tende a nossa vida. E para que ela ajude a Igreja, mistério de comunhão, a ser sempre comunidade acolhedora, onde cada pessoa, sobretudo os pobres e marginalizados, pode encontrar acolhimento e sentir-se filho de Deus, querido e amado – concluiu o Papa.
Depois do Angelus o Papa falou do Padre Louis-Edouard Cestac, fundador das Irmãs Servas de Maria e que neste domingo é beatificado em Bayonne, na França. O seu testemunho de amor a Deus e ao próximo, disse Francisco, é para a Igreja um novo estímulo a viver com alegria o Evangelho da caridade.
E o Papa saudou cordialmente a todos, romanos e peregrinos vindos da Itália e de várias parte do mundo: famílias, grupos religiosos, associações, escolas. E em particular, saudou os meninos que receberam ou se preparam para receber a Confirmação, encorajando-os a ser alegres testemunhas de Jesus.
Sobre o mês mariano que hoje termina o Papa disse querer unir-se espiritualmente às muitas expressões de devoção à Santíssima Virgem Maria, e mencionou em particular, a grande peregrinação dos homens ao Santuário de Piekary, na Polónia, e que tem como tema: "A Família: casa acolhedora". Que Nossa Senhora ajude cada família a ser ‘casa acolhedora’, disse o Papa, que concluiu com um convite:
“Próxima quinta-feira teremos em Roma a tradicional procissão do Corpo e Sangue de Cristo. As 19 horas na Praça de São João de Latrão celebrarei a Missa e, em seguida, adoraremos o Santíssimo Sacramento caminhando até a praça de Santa Maria Maior. Convido-vos a partir de agora a participar neste solene acto público de fé e amor por Jesus Eucaristia, presente no meio do seu povo”.
E antes de terminar o Papa convidou mais uma vez aos presentes a fazer o sinal da cruz em voz alta e, por fim, a todos desejou bom domingo e bom almoço, e deu a sua bênção. (BS)
(from Vatican Radio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário