quinta-feira, 30 de abril de 2015

Bartolomeu I: Luta global contra o fundamentalismo

Rádio Vaticana

Bari (RV) - “O desaparecimento dos cristãos do Oriente Médio é uma tragédia humana. É uma questão histórica e de civilização ao mesmo tempo. A ameaça de seu desaparecimento é global e romperia as raízes espirituais necessárias para a inspiração de uma época atravessada por profundas mudanças.”
É o que afirma o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, na carta enviada aos participantes do encontro internacional “Cristãos no Oriente Médio: qual futuro?” em andamento na cidade italiana de Bari, promovido pela Comunidade Romana de Santo Egídio. 
No texto, lido na vigília pela paz realizada na Basílica de São Nicolau, o patriarca recordou que “os cristãos do Oriente Médio são sobretudo herdeiros do cristianismo originário modelado na paesagem do Mediterrâneo oriental que soube, com suas tradições espirituais, linguísticas e culturais,  plasmar o que o cristianismo se tornou hoje no mundo”.
A coexistência das comunidades cristãs do Oriente Médio com o mundo muçulmano
Essas comunidades cristãs carregam “os traços de uma coexistência com o mundo muçulmano que não é mais aceitável aos olhos dos funtamentalistas”. Para Bartolomeu I, o futuro dos cristãos do Oriente Médio “consiste em salvaguardar a sua ação de mediação em relação ao radicalismo de alguns muçulmanos que não reconhecem a vida dos cristãos orientais, o seu sentido profundo de liberdade e sua capacidade de resistência”.
A crise que passa o Oriente Médio pode servir como kairós ecumênico
“Uma solução política para o futuro dos cristãos do Oriente Médio”, destaca o patriarca , “pode servir-se positivamente do ecumenismo de sangue” e dos “sofrimentos redentores que formam uma nova realidade em nossa busca pela unidade dos cristãos”. “A crise que vive Oriente Médio pode servir como kairós ecumênico. Porque no sangue e nas lágrimas se constrói a consciência de um destino comum para aliviar os sofrimentos da separação”, frisou ainda Bartolomeu I.
Uma luta global contra o fundamentalismo garantirá a presença cristã
O Patriarca Bartolomeu I encerra a sua mensagem exortando a comunidade internacional a agir conforme o direito internacional para que os cristãos do Oriente Médio não se tornem somente um capítulo nos manuais de história que contam o seu desaparecimento. "Os cristãos do Oriente Médio são as pedras vivas de uma região que plasmou a sua história no pluralismo das trocas e contatos comerciais, mas também intelectuais e espirituais. Hoje, o fundamentalismo se levanta contra essa leitura. Uma luta global contra o fundamentalismo garantirá a sua presença permanente nessa região do mundo onde o nome cristão foi cunhado.” (MJ)
(from Vatican Radio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário