quinta-feira, 12 de março de 2015

Primata é descoberto na Amazônia brasileira

Primata é descoberto na Amazônia brasileira

O primata Callicebus miltoni foi descoberto entre rios do Amazonas e Mato Grosso.
Conhecido como zogue-zogue, e apelidado de rabo de fogo, o primata da espécie Callicebus miltoni é a mais nova descoberta feita na região da Amazônia brasileira e publicada na revista científica “Papéis Avulsos de Zoologia”, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP).
O animal, que possui uma faixa grisalha na testa, costeletas e garganta em cor ocre e uma cauda avermelhada, foi encontrado nas áreas elevadas entre os rios Roosevelt e Aripuanã, nos Estados do Mato Grosso e Amazonas.
Callicebus é um dos gêneros de primatas neotropicais mais diversos em número de espécies, com 31 reconhecidas atualmente.
Segundo o pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauã Felipe Ennes, que participou do estudo do primata, “esse é um animal recém-descoberto que já podemos considerar em situação de vulnerabilidade. Ele ocorre em uma área de ávido desmatamento com o avanço da agropecuária na região do Mato Grosso e Rondônia”.
A descoberta também contou com o trabalho de Júlio César Dalponte, do Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Pró-Carnívoros), e de José de Souza e Silva Júnior, coordenador de Zoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Ambiente Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário