sábado, 31 de janeiro de 2015

Vaticano divulga composição da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos

Agência Ecclesia
...

Entre 4 e 25 de outubro a Igreja Católica vai continuar a abordar os desafios relacionados com a família


Cidade do Vaticano, 31 jan 2015 (Ecclesia) – O Vaticano divulgou hoje a lista dos membros das conferências episcopais que vão integrar a próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, entre 4 e 25 de outubro, onde continuará a ser debatido o tema da Família.
De acordo com a sala de imprensa da Santa Sé, o Papa Francisco elegeu para a composição desta assembleia-geral ordinária do Sínodo 46 bispos dos cinco continentes.
Numa lista sem responsáveis portugueses, destaque para a presença de prelados do Burundi, da Etiópia e Eritreia, do Gana e do Quénia, de Madagáscar e do Ruanda, isto do lado africano; do Paquistão e Vietname, da região asiática; e da Austrália e Nova Zelândia em representação da Oceânia.
Da Europa foram escolhidos representantes de países como a Albânia, Bósnia e Lituânia e do continente americano realça para a participação de membros das conferências episcopais de Cuba, do Chile, do Equador e das Honduras.
A composição da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, que terá como tema “A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo”, segue a linha de descentralização que o Papa Francisco tem procurado implementar dentro da Igreja Católica.
Presentes estarão também bispos dos Estados Unidos, do México, da Argentina, do Uruguai, da Áustria, França, Espanha, Grécia e Países Baixos.
O comunicado do Vaticano contempla ainda um conjunto de representantes “substitutos”, de cada conferência episcopal apontada, que avançarão para os trabalhos caso os membros escolhidos tenham algum tipo de impedimento.
No texto preparatório da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, o Vaticano salienta a importância de “discernir os caminhos para renovar a Igreja e a sociedade no seu compromisso pela família fundada sobre o matrimónio”, a “união indissolúvel entre o homem e a mulher”.
Já foi enviado às conferências episcopais de cada país um conjunto de propostas para reflexão, cujas respostas deverão ser remetidas até ao próximo dia 15 de Abril.
JCP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário