sábado, 10 de janeiro de 2015

SpaceX lança cápsula à Estação Espacial e tenta recuperar foguete

Foguete do 1º estágio tentou pouso sobre plataforma flutuante no mar.

Cápsula Dragon leva mantimentos para a Estação Internacional.

Da France Presse

O lançamento tinha sido abortado na última terça-feira (Foto: REUTERS/Michael Berrigan)O lançamento tinha sido abortado na última terça-feira (Foto: REUTERS/Michael Berrigan)
A empresa americana Space X lançou com sucesso nas primeiras horas deste sábado (10) sua cápsula Dragon rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) para uma missão de abastecimento. A companhia ainda tentou recuperar o 1º estágio do foguete lançador, com um pouso controlado sobre uma plataforma marítima, mas fracassou.
"O foguete não conseguiu pousar na plataforma, caiu na água", informou Elon Musk, o presidente da SpaceX, a companhia responsável pela missão. "Não erramos por muito desta vez. É uma boa notícia para o futuro", acrescentou.
A SpaceX, que está fazendo esforços por reutilizar os foguetes usados para levar as naves à ISS, havia adiado o lançamento na última hora de terça-feira devido a uma anomalia no segundo estágio do Falcon 9.
Lançamento
A empresa, sediada na Califórnia, chefiada por Musk, um empresário conhecido por ser o cofundador do site PayPal e por comandar a Tesla Motors, lançou a cápsula da base de Cabo Canaveral, na Flórida, às 4h47 locais (6h47 de Brasília) deste sábado, como estava previsto.
Minutos depois do lançamento, quando a nave sem tripulação seguirá rumo à órbita terrestre para cumprir sua missão na ISS, começou a verdadeira experiência.
Ao invés de cair no mar, os motores do primeiro estágio do foguete deveriam ser religados três vezes para orientar este segmento do Falcon 9 a uma aterrissagem sobre uma plataforma flutuante no Atlântico, a 322 Km da costa da Flórida (sudeste dos Estados Unidos).
Empresa desenvolve foguetes reutilizáveis para reduzir custos de missões (Foto: REUTERS/Michael Berrigan)Empresa desenvolve foguetes reutilizáveis para
reduzir custos (Foto: REUTERS/Michael Berrigan)
Segundo Musk, a experiência tinha uma chance de sucesso de 50%. A SpaceX, que trabalha há dois anos no desenvolvimento de tecnologias que permitam recuperar o primeiro estágio de seus foguetes a fim de reduzir significativamente os custos dos lançamentos, já conseguiram pousar suavemente o Falcon em setembro de 2013.
Mas conseguir um pouso preciso sobre uma plataforma flutuante no oceano é "muito mais difícil", explicou a empresa através de um comunicado prévio
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário