sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Bento XVI não tem ciúme de Francisco, garante secretário

Roma - O secretário pessoal do papa emérito Bento XVI, o arcebispo Georg Gänswein, assegurou que Joseph Ratzinger não tem "ciúme" pela popularidade do papa Francisco e ressaltou que tem "grande estima" e uma relação cada vez mais próxima com o papa Francisco graças à comunicação regular entre ambos. 

Dom Gänswein também assegurou em uma entrevista ao jornal norte-americano The Washington Post, que Bento XVI não busca influenciar as decisões do papa Francisco e explica que o gesto de aparecer na cerimônia de criação de cardeais em sábado passada não deve ser entendido como uma volta de Bento XVI à vida pública. 

Pelo contrário, acrescenta o prelado, Joseph Ratzinger foi ao evento por convite do papa Francisco. "O papa Bento pensou muito sobre o convite, e, finalmente, aceitou. Mas isto não significa, por dizê-lo assim, que ele tenha voltado ao cenário público". 

O secretário também afirmou que não sabia "se o papa Francisco pediu conselho" a Bento XVI sobre a eleição dos novos cardeais e sublinha: "Não sei, mas acredito que não". Finalmente Dom Gänswein explicitou ao Post que "o Governo (da Igreja) é uma coisa e o contato (com o Papa Francisco) é outra", insistindo que o bispo emérito de Roma, Bento XVI, não tem exercido função alguma relacionado ao pontificado.
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário