segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Papa institui «Conselho de Cardeais»

Agência Ecclesia

Organismo vai ajudar o Papa no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana

Cidade do Vaticano, 30 set 2013 (Ecclesia) - O Vaticano publicou hoje o decreto com o qual Francisco institui oficialmente um "Conselho de Cardeais" para ajudarem o Papa no "governo da Igreja universal" e para estudar um "projeto" de reforma da Cúria Romana.
O atual Papa tinha anunciado a constituição de um grupo de oito cardeais, com os mesmos objetivos, a 13 de abril.
"Agora, após amadurecida reflexão, julgo ser oportuno que esse grupo, através do presente quirógrafo, seja instituído como um ‘Conselho de Cardeais', com a missão de me ajudarem no governo da Igreja universal e de estudarem um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor bonus sobre a Cúria Romana", escreve.
O documento assinado por Francisco precisa que a criação deste conselho é responde às "sugestões" deixadas pelos cardeais que participaram nas Congregações Gerais antes da eleição do sucessor de Bento XVI, em março.
Nesses encontros, revela o Papa, defendeu-se a "conveniência de instituir um grupo restrito de membros do episcopado, oriundos de várias partes do mundo, que o Santo Padre pudesse consultar", individualmente ou em grupo.
"Uma vez eleito para a Sede romana, tive ocasião de refletir mais vezes sobre este tema, concluindo que tal iniciativa seria uma ajuda significativa", acrescenta.
O grupo, coordenado por Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras, e presidente da Cáritas Internacional, inclui Giuseppe Bertello, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile, e Oswald Gracias, arcebispo de Bombaím, na Índia.
Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Freising (Alemanha), Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo, Sean Patrick O'Malley, arcebispo de Boston, nos EUA, e George Pell arcebispo de Sydney, na Austrália, completam o elenco do conselho que tem como secretário D. Marcello Semeraro, bispo da diocese italiana de Albano.
Segundo o Papa, este conselho pode ser modificado, quanto à sua composição, e quer manifestar a "comunhão episcopal e o auxílio ao ministério petrino que o episcopado espalhado pelo mundo pode oferecer".
Francisco vai reunir-se pela primeira vez entre terça e quinta-feira com o novo Conselho de Cardeais.
A Constituição Apostólica 'Pastor bonus' (O bom pastor) foi publicada pelo Papa João Paulo II (1920-2005) a 28 de junho de 1988.
A estrutura dos principais departamentos da Cúria Romana (dicastérios), as reuniões de cardeais e as visitas que os bispos de cada país fazem regularmente ao Vaticano para se encontrarem com o Papa e discutirem com ele a situação das suas dioceses constituem alguns dos assuntos tratados no primeiro capítulo do documento.
O texto define a identidade e funções da Secretaria de Estado do Vaticano, congregações, tribunais, e conselhos pontifícios, além das instituições ligadas à Santa Sé e outros organismos da Cúria.
O porta-voz do Vaticano adiantou hoje que os cardeais já estiveram em contacto e recolheram um conjunto "muito amplo" de propostas e observações.
O padre Federico Lombardi disse aos jornalistas que este conselho consultivo pediu sugestões a conferências episcopais, religiosos e outras pessoas, para além dos responsáveis da própria Cúria Romana.

Fonte: www.agencia.ecclesia.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário