sábado, 31 de agosto de 2013

Grupo reivindica melhorias para o Parque Rio Branco

Amanhã, 1º, o Movimento Proparque realizará um piquenique e um protesto para cobrar ações efetivas do poder público no cuidado com o Parque Rio Branco, local de paisagem verde e canto de pássaros no bairro Joaquim Távora. O evento, marcado para as 8 horas, terá uma visita guiada até as dependências do espaço verde e explicações sobre as legislações que protegem o local.
Atualmente, o Parque Rio Branco passa por revitalização. A capinação e a limpeza começaram há mais de uma semana. Também será feita pintura de meio-fio e recolocação de pedras portuguesas, segundo informou a Secretaria Regional (SER) II. As ações são realizadas em parceria com a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) e ainda não têm data prevista para término.

Na última terça-feira, 27, sacos abarrotados de folhas e galhos estavam acumulados na entrada do parque. Resultado dos primeiros dias de limpeza. O diretor operacional de Podas e Corte da Emlurb, Franzé Cidrão, explica que foram retiradas seis árvores mortas, da espécie brasileirinho, que estavam acometidas por uma lêndea branca. “Fizemos ainda a poda para levantamento de copas. Algumas árvores estavam baixas e atrapalhavam o caminhar das pessoas”, pontuou.
A ação é contestada por Ademir Costa, gerente de documentação do Movimento Proparque, entidade que trabalha com ações de preservação do espaço verde há mais de 20 anos. Segundo ele, a poda devia ter sido feita de maneira adequada. “As árvores foram depredadas e não podadas”, argumenta.
Ademir Cota também fala sobre recentes ações de vandalismo que aconteceram no espaço verde. Segundo ele, muitas árvores chegaram a ser queimadas nas proximidades da nascente do Riacho Rio Branco. O grupo teme que ações violentas voltem a acontecer.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Seseg) informou que quatro guardas municipais permanecem no parque das 7h30min às 17h30min, de segunda-feira a domingo, para prevenir ações violentas contra as pessoas ou depredações ao espaço verde.
Os homens pertencem ao Pelotão Ambiental da Guarda Municipal. Também de acordo com a assessoria de imprensa da pasta, os guardas só são removidos, durante o fins de semana, se acontecerem operações especiais em outros pontos da Cidade. (Isabel Costa)

Serviço 
Domingo no parque
Quando: amanhã, 1º
Horário: 8h às 12 horas
Local: Parque Rio Branco (avenida Pontes Vieira, s/n)

O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário