terça-feira, 30 de abril de 2013

No Vaticano, cientistas sociais concluem reflexão sobre Governança


Cidade do Vaticano (RV) – “A Governança num mundo que se transforma diante dos desafios de liberdade, legitimação, solidariedade e subsidiariedade” é o tema do encontro promovido pela Pontifícia Academia das Ciências Sociais, no Vaticano, nos dias 26 e 27 de abril.

Depois de duas sessões nos últimos anos, o encontro serviu para concluir as reflexões sobre os temas da Pacem in terris, avaliar e analisar os desafios que a governança encontra na sociedade atual.

Mary Ann Glendon, Presidente da Academia, abriu o evento apontando que “o poder não pode se reduzir à força, mas compreendido como a capacidade de se obter o bem comum”. Para a tradição católica, explicou ela, “a paz não é ausência de guerra, mas a tranqüilidade da ordem”.

Já o Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, partiu da encíclica de João XXIII para abordar o tema “Governança para o maior bem comum”. Disse que “um coração convertido, ou seja, que segue Cristo, procura encontrar no amor os meios para assegurar bem-estar no mundo humano e natural. A oração dos anjos, no nascimento de Cristo, ensina que o dever de construir a paz pertence a todos os homens de boa vontade. Por isso, cada um de nós pode ser um canal de paz, um instrumento do bem”.
(CM)

Site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário