segunda-feira, 2 de julho de 2018

Superfície de Marte endureceu rápido, aumentando chances de vida

domtotal.com
Montagem de imagens feita pelo robô Curiosity da Nasa.
Montagem de imagens feita pelo robô Curiosity da Nasa. (NASA/JPL-Caltech/MSSS/AFP)

A crosta que envolve planetas rochosos e possibilita o surgimento da vida tomou forma em Marte antes do que se pensava, e pelo menos 100 milhões de anos antes do que a da Terra, disseram pesquisadores nesta semana.

Analisando os grãos do zircão mineral extraídos de um meteorito marciano conhecido como Beleza Negra, os pesquisadores determinaram que a camada externa do Planeta Vermelho endureceu 4,547 bilhões de anos atrás, apenas 20 milhões de anos após o nascimento do Sol.

"A formação inicial da crosta de Marte - que é o produto final da formação planetária - aconteceu muito mais rapidamente do que se pensava anteriormente", disse Martin Bizzarro, cientista do Centro de Formação de Estrelas e Planetas da Dinamarca e autor sênior de um estudo publicado na revista científica Nature.

"Nossos resultados indicam que Marte pode ter tido um ambiente com oceanos, e potencialmente vida, muito antes da Terra", disse à AFP.

A água é considerada um precursor essencial para a vida como a conhecemos.

Marte já foi muito mais parecido com a Terra, com uma atmosfera espessa, água abundante e oceanos.

Até agora, modelos matemáticos sugeriram que a solidificação do Planeta Vermelho levou até 100 milhões de anos.

O novo estudo aborda a questão examinando um pedaço de Marte que entrou no deserto do Saara e foi descoberto em 2011.

O meteorito Beleza Negra pesava 320 gramas quando encontrado. Os pesquisadores protegeram 44 gramas da preciosa rocha espacial e esmagaram cinco - o suficiente para extrair sete pedaços de zircão que poderiam ser usados em experimentos.

"Cápsula do tempo"

Medindo o chumbo decaído do urânio que estava preso em zircão quando o magma derretido do jovem Marte endurecia, os cientistas conseguiram datar com precisão a crosta da qual o zircão se formou.

"Estou feliz por termos escolhido essa estratégia", disse Bizzarro. "O zircão é como uma cápsula do tempo".

Existem dois modelos principais para a formação de planetas.

Em um deles, esta ocorre em etapas, com pequenas partículas de poeira se aglutinando em "planetesimais" - fragmentos de rocha de dez a 100 quilômetros de diâmetro - que colidem para formar embriões planetários, e depois planetas, em uma escala de tempo de 50 a 100 milhões de anos.

De acordo com um modelo mais recente, o crescimento planetário desdobra-se mais rapidamente e é alimentado pela chamada "acreção de seixos", o acúmulo em camadas de partículas medidas em centímetros e metros que estão fracamente ligadas a gases.

"Nossos dados apoiam modelos mais recentes que indicam a formação muito rápida de planetas terrestres", disseram os autores.

A nova linha do tempo sugere que algo semelhante pode ter acontecido em nosso planeta, mas somente depois da Terra ter sido "redefinida" pelo impacto gigante que formou a Lua há cerca de 4,4 bilhões de anos, disse Bizzarro.

Acredita-se que Marte tenha um núcleo metálico denso com um raio de cerca de 1.800 quilômetros, que consiste principalmente em ferro, níquel e enxofre.

O núcleo é cercado por um manto em grande parte adormecido - de cerca de 1.500 km de espessura - formado principalmente de silício, oxigênio, ferro e magnésio.

Finalmente, a crosta mede em média 50 km de profundidade, com um máximo de cerca de 125 km. A crosta terrestre tem uma média de 40 km, mas tem um terço da espessura da crosta marciana quando o tamanho do planeta é levado em consideração.


AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário