segunda-feira, 30 de abril de 2018

Montanha de lixo cobre rio na Indonésia

Esta montanha sem fim de lixo plástico, acredite, encobre um rio
Terceira maior cidade da Indonésia convocou militares para ajudar a resolver problema de rio inundado por lixo plástico.
Por BBC
 


Rio é totalmente encoberto por 'montanha' de lixo em Bandung, na Indonésia (Foto: BBC)Rio é totalmente encoberto por 'montanha' de lixo em Bandung, na Indonésia (Foto: BBC)
Rio é totalmente encoberto por 'montanha' de lixo em Bandung, na Indonésia (Foto: BBC)
Parece que não, mas sob uma densa camada de garrafas, sacolas e outros tipos de plástico, há um rio. (Assista ao vídeo)
A cena chocante ocorre em Bandung, a terceira maior cidade da Indonésia. Ali, militares precisaram ser convocados para tentar resolver o problema. Chamam o lixo de "seu principal inimigo" e tentam recolhê-lo usando redes.
Mas a tarefa é ingrata: ao mesmo tempo em que eles recolhem uma pequena parcela do lixo, mais e mais montantes de resíduos chegam com as correntezas.
Para o sargento Sugito, que lidera a missão, a tarefa não é fácil.
"Estou lutando com muita dificuldade contra o lixo. Não é um inomigo de combate, (mas) é hoje o nosso maior inimigo", diz ele.
Quilos de lixo plástico entopem rio em Bandung, Indonésia (Foto: BBC)Quilos de lixo plástico entopem rio em Bandung, Indonésia (Foto: BBC)
Quilos de lixo plástico entopem rio em Bandung, Indonésia (Foto: BBC)
Assim como muitos países em desenvolvimento, a Indonésia é notória por suas montanhas de lixo. Um boom populacional, além de uma explosão de embalagens de plástico no lugar de embalagens feitas de produtos biodegradáveis, como folhas de banana, contribuíram para o aumento de lixo, que agora inunda rios.
Situação é tão crítica que militares do país foram chamados (Foto: BBC)
Situação é tão crítica que militares do país foram chamados (Foto: BBC)
O resultado é que autoridades locais são incapazes de lidar com a elevada quantidade de resíduos gerados. E, diante da cultura de jogar lixo em canais e rios, qualquer tentativa de limpeza exigirá uma grande mudança de hábitos e de conscientização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário