quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Ar gélido procedente da Sibéria congela toda a Europa

domtotal.com
Esta onda de frio, que os tabloides britânicos apelidaram de 'A Besta do Leste', já deixou uma dezena 
A ilha francesa mediterrânea de Córsega também se viu afetada pela onda de frio e neve.
A ilha francesa mediterrânea de Córsega também se viu afetada pela onda de frio e neve. (AFP/Arquivos).

Um ar gélido procedente da Sibéria congelou grande parte da Europa, causando várias mortes e levando frio e neve até mesmo para as praias mediterrâneas.

Este clima gelado contrasta com as condições no próprio Ártico, que está sofrendo esta semana com uma incomum "onda de calor", segundo o Instituto Europeu de Geociências.

Os meteorologistas documentaram temperaturas acima de zero em alguns locais do Ártico, o que gerou uma grande surpresa entre muitos especialistas.

Enquanto isso, a Europa está tremendo com temperaturas abaixo de zero. Esta onda de frio, que os tabloides britânicos apelidaram de "A Besta do Leste", já deixou uma dezena de vítimas fatais em todo o continente.

Ao menos cinco pessoas faleceram na segunda-feira somente na Polônia, onde o termômetro marcou -16ºC durante a noite em Varsóvia.

Isso eleva a 53 o número de mortos na Polônia devido ao frio desde 1º de novembro. Nessa terça-feira (27) esperava-se que as temperaturas no país permaneçam abaixo de -12ºC, mas o vento acrescentou uma gélida sensação térmica.

Na Lituânia as temperaturas caíram para -26ºC. Suspeita-se que uma pessoa tenha morrido devido ao frio na capital, Vilnius.

No Reino Unido, as autoridades avisaram que haverá entre cinco e 10 centímetros de neve em várias partes do país, assim como a probabilidade de que sejam afetados o transporte aéreo e terrestre, e os serviços de eletricidade e telefonia.

Na segunda-feira, a British Airways cancelou mais de 60 voos que deveriam chegar ou partir do aeroporto londrino de Heathrow.

Escolas fechadas

Devido à onda de frio e neve, algumas escolas ficaram fechadas na Itália, que se prepara para realizar neste domingo as eleições legislativas.

Em Nápoles, o aeroporto estava fechado nesta terça de manhã e os serviços de ônibus foram suspensos devido ao gelo.

Um motorista de Turim levou um susto quando uma estalactite caiu de uma ponte por onde passava por baixo, atingido seu para-brisa, embora tenha conseguido manter o controle do automóvel.

Um dos pontos mais frios do continente foi Glattalp, na Suíça, onde a temperatura chegou a -38ºC, algo extremo até mesmo para a altitude da localidade (1.850 metros), segundo a agência ATS.

Na França, onde o clima está muito frio e seco, os meteorologistas anunciatsm neve em grande parte do país a partir desta terça-feira, embora no fim de semana as temperaturas subam bruscamente.

Nessa terça, moradores de Ajaccio, na ilha francesa de Córsega, acordaram com 15 centímetros de neve na praia, o que não era visto desde 1986.

Ao menos três pessoas morreram na França desde o início da onda de frio, no domingo.

Em todo o continente, as autoridades habilitaram abrigos de emergência para as pessoas sem-teto.

O prefeito de Etterbeek, na Bélgica, ordenou que as pessoas que estiverem dormindo nas ruas nestas condições obrigatoriamente terão que ser levadas a abrigos. O prefeito se ampara no "alto risco" que o frio supõe para a vida.

Em Berlim, a preocupação com a situação das pessoas sem-teto levou as autoridades a fornecerem mais 100 camas aos abrigos da cidade, que têm no total 1.200 camas. Mais de 90% delas estão ocupadas, segundo a rádio pública.

AFP
Jornal JA7 - A explosão gelada da Sibéria varre a Europa

Nenhum comentário:

Postar um comentário