sábado, 30 de dezembro de 2017

Vaticano: Papa sublinha importância de dar continuidade ao Vaticano II


Agência Ecclesia 29 de Dezembro de 2017, às 21:21        

Audiência à Associação Teológica Italiana
Cidade do Vaticano, 29 dez 2017 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje os membros da Associação Teológica Italiana, numa das últimas audiências do ano, a quem sublinhou a importância de dar continuidade ao Concílio Vaticano II (1962-1967).

“Peço-vos que continueis a permanecer fiéis e ancorados ao Concílio e à capacidade que, naquela ocasião, a Igreja mostrou de se deixar fecundar pela perene novidade do Evangelho de Cristo”, referiu Francisco.

A Associação, composta por 330 teólogos, completou 50 anos em 2017.

O pontífice desafiou os participantes a refletir em conjunto, e não “numa lógica competitiva”.

“A pesquisa dos teólogos não pode ser pessoal, mas de pessoas que estão imergidas numa comunidade teológica, a mais ampla possível, da qual se sentem e realmente fazem parte, envolvidas em laços de solidariedade e também de amizade autêntica”, precisou.

Francisco considerou a Teologia “imprescindível” para repensar os temas da fé cristã na cultura atual.

“Precisamos de uma Teologia que ajude todos os cristãos a anunciar e mostrar, sobretudo, o rosto salvífico de Deus, o Deus misericordioso, especialmente perante alguns desafios inéditos que envolvem hoje toda a humanidade”, disse, citando a crise ecológica, as desigualdades sociais, as migrações e o relativismo.

OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário