terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Temos que ir à missa duas vezes na véspera de Natal este ano?

domtotal.com
As Vésperas do Natal coincidem com o 4º Domingo do Advento, gerando dúvida sobre a obrigação de participar de duas Missas no mesmo dia.
O propósito principal de uma obrigação em uma festividade é chamar os fiéis para celebrar determinadas dimensões dos mistérios de Cristo e sua Igreja.
O propósito principal de uma obrigação em uma festividade é chamar os fiéis para celebrar determinadas dimensões dos mistérios de Cristo e sua Igreja. (Reprodução/ Pixabay).

A véspera de Natal cai no quarto domingo do Advento este ano. O que isso significa quando falamos de ir à missa dominical?

A véspera de Natal poderia ser confusa para os católicos este ano. Além de ser um dia simbólico antes do Natal, também cai em um domingo.

Como de costume, os católicos são obrigados a comparecer à Missa num domingo, mas o dia seguinte é também uma obrigação pelo que significa a festividade.

Até agora tudo parece tranquilo - por que não apenas ir à missa no domingo, e depois, novamente irmos no dia seguinte? No entanto, há uma grande complicação: missas de vigília.

Essas missas, que permitem cumprir uma obrigação na noite anterior ao dia da festa são especialmente populares no Natal. Muitas famílias com crianças pequenas, por exemplo, assistem às missas e à oração no presépio na Noite de Natal como uma tradição anual, mantendo o dia seguinte livre para todas as outras atividades associadas ao Natal.

No entanto, se essas famílias vão a uma Missa de vigília da Noite de Natal, este ano elas também cumprirão sua obrigação dominical? A resposta curta é não.

O Escritório de Liturgia da Conferência Episcopal da Inglaterra e do País de Gales diz que ninguém pode cumprir as obrigações do domingo e do Natal em apenas uma Missa.

Eles disseram ao Catholic Herald:

O propósito principal de uma obrigação em uma festividade é chamar os fiéis para celebrar determinadas dimensões dos mistérios de Cristo e sua Igreja [1]. Uma vez que a obrigação é entendida em referência a mistérios específicos que são celebrados em dias específicos, não é possível cumprir duas obrigações em uma celebração.

Então, aqueles que costumam ir à missa no domingo à noite, tomem nota: se a missa noturna é para o Natal, em vez do quarto domingo de Advento, você deve ir a uma Missa diferente no início do dia ou no sábado à noite.

Claro, existem todos os tipos de maneiras de cumprir as obrigações desse fim de semana, dependendo do que a sua paróquia ofereça.

[1] Nota da Redação: Sendo a Eucaristia a participação no mistério de Cristo e de sua Igreja, sua celebração deve ser vivida como algo que ultrapassa a simples noção de obrigação, "pois a letra mata, mas o Espírito vivifica" (2 Cor 3,6). O 4º Domingo do Advento e às Vésperas do Natal, embora aconteçam no mesmo dia, contemplam aspectos diferentes do mistério celebrado. Caso sua preocupação primeira for a obrigação, questione se sua fé não é legalista e como está seu coração ante o mistério da Encarnação. Lembre-se "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5,1).


Catholic Herald - Tradução: Ramón Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário