segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Conheça sete curiosidades sobre São Francisco de Assis

Resultado de imagem para francisco de assis presepio
  
São Francisco de Assis foi uma das personalidades mais vibrantes e intensas da Idade Média. Nascido em Assis, na Úmbria (Itália), em 1182, ouviu o chamado de Deus na capela de São Damião, por meio da frase repetida três vezes: “Vá, Francisco e restaure minha casa”.

Filho de um rico comerciante fez voto de pobreza, abandonando todos os prazeres mundanos, entregando-se ao serviço de Deus em dos mais necessitados. Em 1204, funda a "Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis", depois reconhecida pelo Papa como a Ordem dos Franciscanos.


1. São Francisco de Assis é lembrado em 4 de outubro.


 2. Sua vida já foi celebrada nas artes, no drama, na poesia, na música, na literatura e na arquitetura.

3. É o padroeiro dos animais e da natureza e conhecido por ser o “santo dos pobres”.

francisco_de_assis_14498431794. Utilizava palavras, símbolos e gestos habilmente para transmitir os ensinamentos de Jesus Cristo. Um dos exemplos é o sermão pronunciado na praça de Bologna (agosto de 1222), em que explicou os mistérios do Evangelho de uma forma atraente e persuasiva. Suas palavras e vestimentas restauraram a paz à cidade que estava dividida e conturbada.

5. Foi o criador do presépio, ao representar a partir de figuras vivas como foi o nascimento de Jesus.

6. Em 1225 São Francisco compôs o cântico das criaturas também conhecido como Cântico do irmão Sol. A penúltima estrofe sobre perdão e amor, escrita um ano depois, impediu o início de uma guerra civil.

7. Foi canonizado em 16 julho de 1228 por Gregório IX.

Publicada no Brasil pela Editora Santuário, a obra Francisco de Assis – História e herança - reúne vários artigos sobre a vida do santo que foi e continua sendo inspiração para inúmeras pessoas de todo o mundo por sua alegria, generosidade e seu credo de amor incondicional ao próximo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário