terça-feira, 17 de outubro de 2017

Catedral de Notre-Dame precisa urgentemente de reparos

  Zelda Caldwell | Out 16, 2017
Tobias | CC BY 2.0

Arquidiocese de Paris lançou uma campanha para salvar a igreja mais visitada da “Cidade Luz”

A Catedral de Notre-Dame – a igreja gótica do século XII construída em uma ilha do rio Sena e visitada por mais de 14 milhões de pessoas por ano – está em apuros.

Depois de sobreviver à Revolução Francesa e duas guerras mundiais, Notre-Dame enfrenta a maior ameaça à sua existência. De acordo com a revista Time, a ação do tempo, a poluição e alguns trabalhos de restauração de baixa qualidade feitos no século XIX deixaram a catedral em péssimo estado e precisando urgentemente de reparos.

“A poluição é o maior culpado”, disse Philippe Villeneuve, arquiteto-chefe de monumentos históricos da França, à Time. “Precisamos substituir as pedras arruinadas e as juntas por materiais tradicionais”, acrescentou Villeneuve.

Quando ficou claro que a catedral precisava de muitos reparos, o governo francês alegou que não estava preparado para financiar as obras. Por isso, a Arquidiocese de Paris criou uma campanha para arrecadar os 100 milhões de dólares necessários para salvar o templo.

Entre os problemas que afligem a Notre-Dame estão os pináculos, as gárgulas e os vitrais. Mas a preocupação maior é com a estrutura que sustenta os contrafortes.

De acordo com o site da campanha, “o pior estado é o das pedras dos contrafortes. Se um desses pilares estruturais falhar por causa das pedras danificadas, as consequências seriam desastrosas”.

Faça um tour em 360 graus para conhecer mais desta relíquia gótica ver o que pode ser salvo na Notre-Dame:

Nenhum comentário:

Postar um comentário