terça-feira, 26 de setembro de 2017

Evaporação pode ser usada para produzir 70% da energia dos Estados Unidos, diz pesquisa

Estudo publicado na ‘Nature Communication’ mostrou ainda que resgate da evaporação perdida pode ser usado para reserva de água.
Por G1
26/09/2017 12h00  Atualizado há 2 horas
 Cidades à margem de água com populações crescentes poderiam se beneficiar do sistema -- como as cidades ao retor do rio Colorado, nos Estados Unidos   (Foto: Central Arizona Project)
Cidades à margem de água com populações crescentes poderiam se beneficiar do sistema -- como as cidades ao retor do rio Colorado, nos Estados Unidos (Foto: Central Arizona Project)

Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, acreditam que lagos e reservatórios locais poderiam gerar 325 gigawatts de energia, quase 70% do que o país atualmente produz.
A estimativa foi publicada nesta terça-feira (26) na "Nature Communications" e, segundo os pesquisadores, trata-se do primeiro estudo a avaliar o potencial da evaporação como fonte de energia renovável.
O cálculo de quanto a evaporação pode produzir de energia foi feito com base em uma máquina produzida no laboratório em Columbia.
Chamada de “Mecanismo de Evaporação”, a máquina usa a umidade para abrir e fechar uma estrutura acoplada. Quando transferido para um gerador, o movimento produzido pela contração da estrutura é capaz de gerar energia.
Com isso, o estudo publicado na “Nature Communications” foi projetado para testar a quantidade de energia que este processo poderia teoricamente produzir.
Benefícios e vantagens
Ainda, cientistas avaliam que o uso da evaporação como fonte de energia poderia ser feito sob demanda -- o que superaria a intermitência da energia solar.
Isso seria um benefício da evaporação em relação à energia solar e eólica, que requer baterias adicionais para quando não há vento ou sol. Segundo a pesquisa, as baterias são tóxicas e custosas.
A tecnologia de evaporação também pode poupar água. No estudo, cientistas estimaram que metade da água que evapora poderia ser “colhida”. Pesquisadores estimaram que a reserva equivaleria a cerca de 25 trilhões de galões por ano, ou ainda um quinto da água consumida nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário