"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Rezando, lendo e acordando mais tarde: As férias de Francisco no vaticano

domtotal.com
Como são as férias de um papa? No caso de Francisco, trata-se não propriamente de um tempo de folga.
Francisco vive num apartamento, com  sala de estar, de estudo, quarto e banheiro, no segundo andar da Casa Santa Marta, construída por Wojtyla para uso dos cardeais durante os Conclaves.
Francisco vive num apartamento, com  sala de estar, de estudo, quarto e banheiro, no segundo andar da Casa Santa Marta, construída por Wojtyla para uso dos cardeais durante os Conclaves. (Vatican Insider)
Por Domenico Agasso Jr. e Andrea Tornielli

Para o Papa Wojtyla tirar férias significava ir às montanhas, as altas montanhas quando possível, com longas caminhadas e um grande silêncio enquanto contemplava os picos. Por outro lado, as férias de Bento XVI, significavam ler, estudar e tocar piano, nas montanhas ou no Castelo Gandolfo. O seu sucessor Francisco tira férias abrandando compromissos, audiências e celebrações diárias, mas sem sair de casa. E assim, a histórica residência de férias papal, a que João Paulo II acrescentou uma piscina para nadar sem perturbações, permanece sem uso por seu dono pro-tempore e tornou-se um museu aberto ao público.

Jorge Mario Bergoglio tomou suas últimas férias, supondo férias longe de casa, na década de 1970. Desde então, o atual Pontífice sempre preferiu passar suas férias de verão sem deixar sua residência habitual e sua cidade, abrandando o ritmo do trabalho diário sem sair de casa.

Lembranças

A família Bergoglio não tirava férias: "Não éramos ricos. Normalmente chegamos ao fim do mês, mas não muito mais. Não possuíamos carro, nem fazíamos férias ou coisa assim", disse o Papa. Na verdade, o pai de Jorge Mario queria que seu filho encontrasse trabalho durante as férias escolares. Seu primeiro trabalho foi em uma fábrica de meias, inicialmente como zelador. Em seu terceiro ano, começou com algumas tarefas administrativas. Nos últimos anos, estudou e trabalhou em um laboratório de química ao mesmo tempo. A decisão de não tirar férias é, portanto, o resultado de hábitos desenvolvidos durante a infância e, mais tarde, como jovem.

Francisco falou sobre suas férias em um voo de volta da Coréia em 2014: "Eu tirei minhas férias, agora, em casa, como costumo fazer, porque... uma vez li um livro interessante, intitulado: ‘Seja feliz. Você é Neurótico! Tenho minhas próprias pequenas neuroses...’ Uma dessas neuroses é que eu estou um pouco ligado ao meu habitat. A última vez que tirei férias fora de Buenos Aires, com a comunidade jesuíta, foi em 1975. Sempre tiro férias, na verdade, mas no meu habitat. Eu mudo de ritmo, durmo mais, leio as coisas que quero, ouço música, passo mais tempo orando... E isso me faz relaxar".

Bergoglio acorda um pouco mais tarde do que o habitual 4:45 da manhã, celebra missa sozinho e em geral não tem audiências. Seu único encontro com os fiéis é o Angelus do domingo. Há mais tempo para encontrar e conversar com amigos, mas também para uma boa dose de estudo de dossiês e preparação de discursos para as viagens.

História

Enquanto isso, o Castelo Gandolfo é visitado pelo povo, não pelo papa. Antes, só era acessível aos chefes de Estado ou às altas hierarquias eclesiásticas. Mas agora, a partir de outubro passado, qualquer um pode entrar na sala sóbria dos pontífices e observar a cama de tamanho completo em que morreu Pio XII e Paulo VI. Podem apreciar-se os telefones antigos usados ​​pelos bispos de Roma, o sofá e a poltrona da biblioteca em que dois papas, Bergoglio e Ratzinger, sentavam para conversar e a mesa na qual as pastas do Vatileaks já estiveram.


Vatican Insider
Tradução: Ramón Lara
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com