terça-feira, 8 de agosto de 2017

Oito coisas que talvez não conhecia sobre Papa Paulo VI

Paulo VI cria o Cardeal Karol Wojtyla, agora São João Paulo II

REDAÇÃO CENTRAL, 08 Ago. 17 / 11:00 am (ACI).- Paulo VI, Giovanni Battista Montini, é conhecido por ser o Pontífice que finalizou o Concílio Vaticano II, que havia sido inaugurado pelo seu predecessor João XXIII.

Entretanto, muitos acontecimentos importantes do seu pontificado são pouco conhecidos. Eram tempos em que os meios de comunicação não tinham o alcance que têm atualmente, com a internet e com as redes sociais.

A seguir, confira oito coisas que você provavelmente não conhecia sobre o Beato Paulo VI:

1. Em 27 de novembro de 1970, no Aeroporto Internacional de Manila (Filipinas), Paulo VI recebeu duas punhaladas do pintor boliviano Benjamín Mendoza y Amor Flores, que sofria de problemas mentais e que disfarçado de sacerdote tentou assassinar o Pontífice com um punhal.


2. Foi o primeiro Pontífice que usou avião em suas viagens.

3. Foi o primeiro Pontífice que visitou os cinco continentes e, antes de São João Paulo II, ele já havia recebido o apelido de “Papa Peregrino”. Realizou uma visita pastoral ao continente africano; e também visitou a Colômbia e os Estados Unidos, na América; Portugal, na Europa; Austrália, na Oceania; Filipinas e Índia, na Ásia.

4. Além disso, foi o primeiro Papa que visitou a Terra Santa. Em Jerusalém, em 1964, encontrou-se com o patriarca ortodoxo Atenágoras I e celebraram juntos o levantamento das mútuas excomunhões impostas depois do Grande Cisma entre o Oriente e o Ocidente, em 1054. O Papa Francisco visitou a Terra Santa em 2014 para celebrar os 50 anos deste acontecimento.

5. Foi o último Pontífice que teve uma cerimônia de coroação e o primeiro a dispensar o uso da tiara, durante as sessões do Concílio Vaticano II. Eventualmente, doou a sua tiara, um presente da sua antiga Arquidiocese de Milão, à Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, em Washington (Estados Unidos), como um sinal do seu apreço pelos católicos norte-americanos.

6. Exerceu o seu ministério sacerdotal durante 58 anos. Foi ordenado em 29 de maio de 1920 e faleceu no dia 6 de agosto de 1978.

7. Nino Lo Bello, veterano “vaticanista” norte-americano, garantiu que Paulo VI, um apaixonado pela leitura, levava na sua bagagem durante suas viagens até 75 livros para escolher quais ler.

8. Paulo VI criou os cardeais Karol Wojtyla, em 1967, e Joseph Ratzinger, em 1977, que alguns anos depois foram os seus sucessores, São João Paulo II e Bento XVI, respectivamente.
Pablo VI coloca anillo cardenalicio a Joseph Ratzinger, futuro Benedicto XVI
Photo published for Papa Francisco visita túmulo do Beato Paulo VI no aniversário de sua morte

Nenhum comentário:

Postar um comentário